Guarulhos inicia avaliações oftalmológicas em parceria com o Estado

Fotos: Divulgação/PMG
- PUBLICIDADE -

A Prefeitura de Guarulhos iniciou nesta quinta-feira (19), no Cemeg Vila Augusta, a realização de exames de retinografia em pacientes com mais de 45 anos, diabéticos, hipertensos ou em uso de cloroquina do município. A avaliação oftalmológica é fruto de uma parceria entre as secretarias municipal e estadual de Saúde com o Instituto Paulista de Estudos e Pesquisa em Oftalmologia (Ipepo), por meio do Programa de Telerretinografia.

Mais vulneráveis a problemas de visão, os pacientes diabéticos, hipertensos e em uso de cloroquina serão direcionados para a realização do exame pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e agendados via sistema de regulação Estadual (Cross). Serão avaliadas 40 pessoas por dia, de terça a quinta-feira, sendo 20 de manhã e 20 à tarde. As avaliações serão efetuadas por profissionais do Ipepo, instituto que dará continuidade ao tratamento daqueles que forem diagnosticados com problemas na visão.

A parceria para a realização do exame se estenderá até 28 de outubro próximo, com mil avaliações até essa data. A retinografia é uma técnica que consiste em observar e registrar fotografias da retina, do nervo óptico e do fundo do olho. Ela permite obter diversas fotos em alta resolução, fazer uma documentação fotográfica do fundo de olho e possibilitar um acompanhamento da evolução de lesões que nele existam.

- PUBLICIDADE -