Projeto Mude Esse Ciclo entrega mais 500 kits em duas comunidades

Fotos: Divulgação/PMG

A Prefeitura de Guarulhos distribuiu nesta quinta-feira (19) mais 500 kits com absorventes higiênicos, desta vez na comunidade Caminho dos Sonhos, no Jardim Ponte Alta, e na localizada na rua Padre Dorindo de Oliveira, Conjunto Marcos Freire. Até o momento já foram distribuídos em 13 comunidades espalhadas pelo município 5.794 kits com um panfleto informativo e oito absorventes higiênicos doados por empresas e pela população.

Para a pastora Gildene Zeferino Silva, que recebeu um kit nesta quinta, trata-se de um projeto muito importante para ajudar as mulheres que não têm condição de adquirir o mínimo necessário para suprir suas necessidades, ainda mais em época de pandemia e com um índice alto de desemprego no país. “As mulheres se sentem mais confortáveis e, principalmente, mais importantes com os absorventes. Muitas vezes elas se entristecem por não terem condições de adquirir esse item, e por isso o projeto é tão essencial”, disse.

Marivania da Silva Ribas, dona de casa, concorda. “Às vezes temos um pouco de dificuldade, falta o dinheiro para comprar os absorventes por eu estar desempregada. Chega o dia e não temos condições financeiras. Esse projeto mudou muito a minha vida e a de diversas mulheres por aqui”, contou.

O projeto Mude Esse Ciclo visa a proporcionar mais dignidade ao público feminino em vulnerabilidade social durante o ciclo menstrual, combater a pobreza menstrual (a escassez de recursos para cuidados íntimos) e ampliar o acesso sobre o tema e seus efeitos para possibilitar a melhoria da qualidade de vida.

Caixas coletoras com o cartaz do projeto estão espalhadas nas secretarias municipais e no Fundo Social de Solidariedade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 2087-7400.