Biblioteca Brasiliana da USP lança programa de residência


A Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin (BBM) da USP recebe até 30 de setembro de 2021 as inscrições para seu programa de residência em pesquisa.

O objetivo é que pesquisadores nacionais e estrangeiros desenvolvam projetos relacionados ao acervo da BBM, um dos maiores e mais ricos do Brasil. O público-alvo são doutorandos, pesquisadores seniores ou com disponibilidade parcial para pesquisa, além de professores licenciados e professores ou pesquisadores independentes.

Nesta sétima edição, o edital contempla até onze projetos que atendam as finalidades acadêmicas da BBM. Os trabalhos devem estar alinhados com o perfil do acervo brasiliano através de propostas que investiguem e explorem sua coleção de fontes primárias e secundárias. Os pesquisadores selecionados poderão, eventualmente, contar com o apoio de parcerias e acordos internacionais firmados pela biblioteca. Não há previsão de bolsas — os interessados devem contar com financiamento próprio.

As atividades dos projetos homologados iniciam a partir de novembro de 2021. Os trabalhos terão duração de até seis meses, com possibilidade de prorrogação. A BBM oferece ao pesquisador residente acesso à sua coleção com infraestrutura de trabalho e gabinete de estudo.

Para se inscrever, os candidatos devem enviar para o e-mail [email protected] todos os documentos constantes no edital em formato pdf.


Sobre a BBM

Inaugurada em 2013 na Cidade Universitária, a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin abriga o acervo doado pelo casal à USP. Com seu expressivo conjunto de livros e manuscritos, a brasiliana reunida pelo bibliófilo e sua esposa é considerada a mais importante coleção do gênero formada por particulares. São cerca de 32 mil títulos que correspondem a 60 mil volumes.

O acervo está abrigado em três mezaninos, que podem ser vistos do átrio da biblioteca. Uma reserva técnica com capacidade para cerca de 90 mil itens bibliográficos, periódicos e arquivísticos foi concebida para acolher a expansão das obras. Dois laboratórios, o de conservação preventiva e o de digitalização, atuam na preservação e na divulgação virtual do acervo.

A estrutura da biblioteca conta também com duas salas de leitura – uma de acesso livre, no piso térreo, e outra destinada à consulta, no primeiro andar, além de duas salas de exposição.

Edital

O edital completo e o formulário de inscrição estão disponíveis no site bbm.usp.br. Ao acessar, clique na aba A Biblioteca e depois em Editais.

Contato para dúvidas e informações: [email protected]

- PUBLICIDADE -