Operação Inverno atinge mais de 5,3 mil atendimentos em Guarulhos neste ano

A Operação Inverno, promovida pela Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social de Guarulhos, atendeu 5.386 pessoas em situação de rua desde o início de junho deste ano em todas as regiões da cidade, pouco antes de começar o inverno de fato, mas já com temperaturas baixas durante o outono. Elas foram levadas ao Serviço de Acolhimento Pernoite, na Vila das Palmeiras.

Houve 1.001 atendimentos em junho, 2.146 em julho e 2.239 em agosto. O aumento substancial nos dois últimos meses pode ser explicado pelas fortes frentes frias que atingiram Guarulhos durante o período, principalmente no fim de julho, quando os termômetros chegaram a marcar 2 graus centígrados em algumas regiões do município.

Para todas essas 5.386 pessoas acolhidas foi oferecido jantar pelo programa Alimento Fraterno. Contudo, houve 432 pessoas que não aceitaram o acolhimento, mas mesmo assim foram alimentadas. Houve, portanto, 5.818 pessoas em situação de rua que receberam alimentação da Prefeitura do período mais frio do ano.

A Operação Inverno continuará até o dia 30 de setembro. A Assistência Social realiza diariamente busca ativa, ou seja, as equipes passam duas vezes por dia pelos locais em que há maior concentração de pessoas em situação de rua, como praças e viadutos, e ofertam assistência e acolhimento. Os funcionários tentam convencer a pessoa a aceitar o acolhimento e assim ser encaminhada ao Serviço de Acolhimento Pernoite.

Ainda que não haja previsão de a temperatura baixar a 13 ºC nas próximas semanas, caso isso aconteça o munícipe pode ligar para o número 199 e informar o local em que encontrou uma ou mais pessoas em situação de rua.

- PUBLICIDADE -