Mais de quatro mil motoristas foram socorridos na via Dutra por falta de combustível

Para orientar os motoristas que trafegam na rodovia sobre os riscos causados pela falta de combustível, a CCR NovaDutra inicia a campanha ‘Fique de olho no combustível. Evite a pane seca’, com a veiculação de mensagens nos Painéis de Mensagens Variáveis (PMVs), além de spots e dicas de segurança na programação da CCR FM 107,5 NovaDutra, destacando a importância de realizar um planejamento adequado da viagem e a manutenção do veículo.

Levantamento da concessionária mostra que de janeiro a julho deste ano, foram realizados 4.439 atendimentos a motoristas que pararam na rodovia por falta de combustível (ou pane seca), uma média de 21 atendimentos por dia, sendo o terceiro acionamento mais comum recebido no Centro de Controle Operacional (CCO) na via Dutra.

“A pane seca pode ser evitada a partir do monitoramento dos instrumentos do painel do veículo. O correto funcionamento do sensor de combustível auxilia o motorista na tomada de decisão e no planejamento da viagem. A manutenção preventiva pode evitar que este tipo de imprevisto aconteça, evitando risco à vida do proprietário do veículo e de outros motoristas que estão trafegando na via, uma vez que o veículo para de forma imediata na rodovia, podendo ocasionar acidentes graves”, explica Virgílio Leocádio, Gerente de Atendimento da CCR NovaDutra.

Vale ressaltar que a falta de combustível é uma infração de trânsito. O artigo 180 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê multa de R$ 130,16 – infração média, com punição de quatro pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O que fazer em caso de pane seca

A CCR NovaDutra aconselha que o motorista posicione o veículo nas faixas à direita da rodovia ao notar os primeiros sinais da falta de combustível – carro ‘tosse’ ou ‘engasga’- facilitando o acesso ao acostamento, caso seja necessário. Após seguir o procedimento, o motorista deve entrar em contato com a concessionária, que vai acionar o atendimento.

O contato pode ser feito através do 0800-0173536 (ligação gratuita) ou de um dos 804 telefones de emergência instalados a cada quilômetro na via Dutra. Assim que acionar o atendimento da concessionária, o motorista deve buscar uma área de refúgio e aguardar a chegada da equipe operacional.

As principais para uma viagem segura:

  • Antes de viajar, verifique sempre o nível de combustível do seu carro;
  • Calcule a distância com precisão e considere imprevistos, como erros no trajeto e desvios no caminho;
  • Confira a existência de postos de combustíveis na sua rota.