Beneficiários do Bolsa Família devem fazer o acompanhamento de saúde no segundo semestre

- PUBLICIDADE -

O acompanhamento das condições de saúde dos beneficiários do programa Bolsa Família recomeçou neste segundo semestre de 2021 em Guarulhos. Tal obrigatoriedade ficou suspensa desde o início da pandemia de covid-19, já que as UBS ficaram sobrecarregadas devido à alta procura causada pelos casos de coronavírus. Porém, a partir de agora, as famílias que recebem o benefício devem procurar a sua UBS de referência para proceder à vacinação, à pesagem ao acompanhamento nutricional das crianças e ao pré-natal das mulheres gestantes.

A realização do acompanhamento evita possíveis bloqueios ou suspensões do benefício. Os beneficiários do Bolsa Família devem procurar sua UBS de referência até o dia 3 de dezembro para fazer o acompanhamento. Confira todos os telefones e endereços das UBS de Guarulhos em https://www.guarulhos.sp.gov.br/unidades-basicas-de-saude-ubs.

O objetivo das condicionalidades do Bolsa Família é garantir a oferta das ações básicas, potencializar a melhoria da qualidade de vida das famílias e contribuir para a sua inclusão social. A agenda de saúde do programa no SUS compreende a oferta de serviços para a realização do pré-natal pelas gestantes, o acompanhamento do crescimento, do desenvolvimento infantil e da imunização das crianças. Assim, as famílias beneficiárias do Bolsa Família com mulheres com idade entre 14 e 44 anos e crianças menores de sete anos deverão ser assistidas por uma equipe de saúde da família, por agentes comunitários de saúde ou pelas UBS, que proverão os serviços necessários ao cumprimento das ações de responsabilidade da família.

- PUBLICIDADE -