Dia da Árvore é comemorado com plantio na Vila Carmela

- PUBLICIDADE -

O Dia da Árvore, 21 de setembro, foi celebrado de forma exemplar em Guarulhos. Por meio de uma parceria, as secretarias de Meio Ambiente (Sema) e Educação plantaram 65 mudas de árvores nativas da Mata Atlântica na área da EPG Nicolina Bispo, Vila Carmela.

A ação também marcou a retomada do Programa Ilhas Verdes (PIV) nas escolas com a participação de cerca de 30 funcionários da Nicolina Bispo, que receberam noções básicas sobre plantio e arborização urbana e depois plantaram mudas de jerivá, ipês, pata-de-vaca, cabeludinha, pitanga e cerejeira.

Durante a ação na escola EPG Júlia e Jonathan plantaram uma muda de cabeludinha (árvore frutífera), representando todos os alunos da escola, que neste momento recebem aulas de forma remota.

O evento contou com a participação do secretário de Meio Ambiente, Thiago Fonseca, e do secretário-adjunto Sérgio Luís da Silva. Na oportunidade Fonseca colocou a Sema à disposição para realizar palestras sobre a importância da arborização para os alunos.

PIV

O Programa Ilhas Verdes foi criado para reduzir os efeitos das chamadas ilhas de calor, locais onde foram registrados aumento da temperatura ambiente nos últimos anos. Esses pontos foram identificados através de um satélite termal em parceria com a Universidade de Guarulhos (UNG).

As ilhas de calor se concentram mais nos bairros Cocaia, Cumbica, Pimentas e Bonsucesso, onde o PIV atua prioritariamente com o plantio de mudas nativas. A arborização urbana reduz a temperatura ambiente e a poluição sonora, além de prevenir alagamentos e melhorar a qualidade do ar.

Programação

Acompanhe as próximas ações da Sema em comemoração à Semana da Árvore e à chegada da primavera.

Dia 23 – 14h

Trilha monitorada com visita à Nascente Modelo Municipal

Núcleo de Educação Ambiental do Bosque Maia (final da alameda principal do parque)

Inscrições pelo telefone 2475-9843. Vagas limitadas (duas turmas com dez vagas cada)

Dias 22 e 29 – 10h

Oficina Cultivo Básico de Orquídeas

Orquidário Municipal (avenida Papa João XXIII, 219, Parque Renato Maia)

Dia 25 – 14h às 17h

Revitalização da praça Wilson Ramos – Jardim Santa Mena

- PUBLICIDADE -