Secretaria da Saúde abordará sobre Alzheimer na Semana do Idoso


Os profissionais que integram os quatro Ceresi (Centro de Referência à Saúde do Idoso) da Secretaria da Saúde de Guarulhos participaram de um encontro nesta terça-feira (21) no Adamastor Centro sobre os cuidados que devem ser tomados com a doença de Alzheimer. O evento deu início às ações estratégicas para a Semana do Idoso, que acontece entre 1º e 8 de outubro.

Terapeuta ocupacional,  educador físico, odontogeriatra, enfermeiros, auxiliares de enfermagem, psicólogos, assistentes sociais, nutricionista, fisioterapeuta e fonoaudiólogo dos Ceresi (Centro, Cantareira, São João e Pimentas) primeiro fizeram uma dinâmica com a apresentação dos profissionais para uma integração e depois assistiram a um filme sobre o mal de Alzheimer.

Logo depois do filme a equipe multiprofissional iniciou um debate sobre a importância dos estímulos externos para os portadores da doença.

A doença de Alzheimer é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais. 

O Alzheimer instala-se quando o processamento de certas proteínas do sistema nervoso central começa a dar errado. Surgem, então, fragmentos de proteínas mal cortadas, tóxicas, dentro dos neurônios e nos espaços que existem entre eles. Como consequência dessa toxicidade, ocorre perda progressiva de neurônios em certas regiões do cérebro, como o hipocampo, que controla a memória, e o córtex cerebral, essencial para linguagem, raciocínio, memória, reconhecimento de estímulos sensoriais e pensamento abstrato.

- PUBLICIDADE -