Eniac é convidado a mostrar case de sucesso em evento internacional de inovação e sustentabilidade

O Centro Universitário Eniac – instituição referência em inovação e tecnologia do ensino básico ao superior – é a faculdade brasileira de engenharia convidada para o evento “Festo Innovation Summit 2021”, organizado pela multinacional alemã Festo, especializada em soluções de automação e responsável pela implantação da planta industrial 4.0 do Eniac.

O objetivo da ação, que ocorrerá de forma virtual e será realizada no próximo dia 7 de outubro (mais informações abaixo), é promover um encontro entre instituições sul-americanas que implementam inovações tecnológicas e sustentáveis diariamente em suas operações. As empresas convidadas vão ter a oportunidade de mostrar seus cases de sucesso, bem como inspirar outras indústrias da América do Sul, por meio de exemplos relacionados a atividades que envolvem digitalização, eficiência, sustentabilidade e capacitação.

O convite ao Eniac surgiu após uma visita da Festo ao campus da instituição, em Guarulhos. Depois de fornecer uma planta de indústria 4.0 ao centro universitário, a multinacional pôde acompanhar uma evolução do projeto, que, agora, também funciona a partir de um comando de voz, graças à integração da assistente virtual Alexa à planta.

Os responsáveis pela adaptação foram o engenheiro e professor especialista de automação e controle, Lucas Almeida Willenshofer (formado no Eniac), e o aluno de Engenharia da Computação do Eniac, Vinicius de Andrade Piovezan, coordenados pelo professor Sebastião Garcia, também ex-aluno Eniac.

Integrante da comitiva que visitou o Eniac, o consultor Daniel Duarte afirmou que é gratificante ver a otimização de um produto desenvolvido pela Festo. “Vimos a aplicação de uma solução nossa com o acréscimo do conhecimento obtido no Eniac. Isso nos motiva a manter essas ações com instituições de ensino”, pontuou.

Já o engenheiro Daniel Pola destacou a criatividade dos alunos e professores do Eniac. “Hoje em dia, é fundamental fazer a junção de atividades corporativas a ações do nosso cotidiano, como o uso da Alexa. São soluções práticas, assertivas e de custos baixos”, analisou.

Responsável pela unidade de negócios da Festo, Lígia de Oliveira disse que ficou impressionada com a evolução desenvolvida na planta industrial. “É algo revolucionário e que devemos explorar com outras entidades. Temos que difundir ideias positivas como essa”, avaliou.

Mantenedor do Eniac, o professor Ruy Guérios falou sobre a importância do reconhecimento e do convite para participar de um evento tão grandioso. “Estamos alinhados com as demandas do mercado, inaugurando nosso hub de inovação em outubro, e sempre em busca de inovações tecnológicas e de transformação digital que otimizem a produtividade e o crescimento dos profissionais envolvidos nessas soluções, independente da sua área de atuação”, disse o professor.

Sobre o Festo Innovation Summit 2021

O Festo Innovation Summit 2021 será uma ação inédita realizada pela Festo Cluster SAM – Argentina, Brasil, Chile, Colômbia e Peru, no dia 7 de outubro, das 10h às 16h, para levar ao público apresentações, casos práticos, visitas virtuais e debates sobre as principais tendências de digitalização, capacitação, eficiência e sustentabilidade.

Convidados especiais da indústria e do ensino da América do Sul estarão reunidos em seis horas de conteúdo para compartilhar expertises, informações de mercado, experiências profissionais e seus pontos de vista. Mais de 20 profissionais vão contribuir com conhecimentos, visando a transformação digital das organizações participantes, assim como o impulsionamento e a produtividade das empresas que compõem o mercado de trabalho sul-americano.

Haverá transmissão ao vivo, em português e espanhol, exclusivo para inscritos. A inscrição é gratuita e pode ser feita NESTE SITE.

Sobre o Eniac

Fundado em 1985 como escola técnica profissionalizante de Informática, o Eniac é um Centro Universitário que tem como DNA utilizar a inovação tecnológica e educacional a serviço da aprendizagem prática e que permite ao aluno crescer profissionalmente e ascender socialmente. Atua na educação básica e ensino técnico profissionalizante, passando pelo ensino médio integrado ao técnico. Desde 2002 atua no ensino superior, quando fundou a Faculdade Eniac, que proporciona aos alunos aprendizado dinâmico, independente e adaptado à realidade contemporânea. Em 2016 foi reconhecida pelo MEC como Centro Universitário. Desde 2005 é a 1ª colocada no MEC em Guarulhos e Região do Alto Tietê.

Em 2016 credenciou o Centro de Inovação da cidade de Guarulhos e, em 2017, criou a incubadora de startups de Guarulhos. Em 2019 criou um ecossistema de inovação, trazendo a Planta de Indústria 4.0, automatizada da Alemanha, e organizou os Cursos Duais de aprendizagem junto às principais empresas do Brasil.O Grupo Eniac tem como missão educar e formar cidadãos para obter sucesso na vida, sendo competentes no mercado de trabalho e responsáveis com o meio ambiente. Firma parcerias com os principais grupos de tecnologia e se torna case de aplicação na educação da Google, da Amazon Web Services (AWS), da Microsoft, Hubspot e IBM, entre outras, consolidando-se como uma referência em tecnologia e inovação na educação básica e superior no Brasil. Em seu campus, localizado na cidade de Guarulhos (SP), trabalham cerca de 500 colaboradores, entre docentes e profissionais responsáveis por questões administrativas e de acompanhamento escolar e profissional.