GCM orienta crianças sobre segurança no trânsito em cenário lúdico na escola

Cerca de 120 estudantes de três a seis anos participaram de uma atividade educativa coordenada pela Inspetoria de Patrulhamento de Trânsito da Guarda Civil Municipal (GCM) no Colégio Eniac na última semana. Em um cenário lúdico montado pela equipe, as crianças simularam diversas situações do dia a dia nas ruas com faixas de pedestres, carros de brinquedo, semáforos, cones e outras sinalizações. 

Os alunos foram orientados sobre diversas ações que dispersam a atenção e aumentam os riscos no trânsito, como utilizar celulares e fones de ouvido. “A segurança é feita em conjunto e não pode ser tratada como um assunto somente para adultos”, explicou o GCM Marco Ferreira.

Algumas das dicas reforçadas na apresentação foram voltadas à segurança específica das crianças: aquelas com até sete e meio anos de idade devem ser transportadas em cadeiras apropriadas para automóveis. Quando pedestres, devem estar sempre acompanhadas por adultos, mantidas do lado oposto à calçada e guiadas pelo punho.

A simulação foi utilizada como forma de promover a autonomia dos alunos ao testar seus conhecimentos. “Eles foram colocados no comando. Pedimos que simulassem que são os responsáveis por nós e atravessassem a rua: eles seguravam nossos pulsos, olhavam para o semáforo, para os dois lados e nos levavam até o outro lado quando fosse seguro”, contou Ferreira.

“As crianças são muito curiosas e atentas, todas as informações foram muito bem recebidas e respondiam aos nossos questionamentos sempre animadas sobre cada ponto que ressaltamos”, concluiu o guarda.