Prefeitura instala placas de energia solar no Bosque Maia

Imagem: Fábio Nunes Teixeira/PMG

Teve início nesta semana no Bosque Maia, próximo às pistas de skate, a instalação da estrutura que vai receber 87 placas de energia fotovoltaica (que transforma luz solar em energia elétrica). Quando em funcionamento, o equipamento adquirido através de termo de compromisso ambiental, ou seja, sem custos para a Prefeitura, vai suprir toda a necessidade de energia do parque, gerando economia de cerca de R$40 mil anuais ao município. O novo sistema deverá estar ativo até o fim do próximo mês.

O prefeito Guti vistoriou a obra neste domingo (17) junto com o secretário de Meio Ambiente, Tiago Surfista, e comentou sobre o trabalho. “Energia solar é totalmente limpa e sustentável. Temos que fazer esforços para ajudar a preservar o meio-ambiente e Guarulhos, aos poucos, está procurando fazer a parte dela. Outro ponto importante é a economia de recursos públicos que este sistema vai proporcionar a cidade”, afirmou.

De acordo com o secretário, a intenção é levar esta tecnologia aos demais parques de Guarulhos. “Este é o primeiro local que vai contar com a captação de energia solar, mas pretendemos levar tal benefício aos demais parques da cidade. É importante ressaltar que o uso das placas fotovoltaicas no bosque vai eliminar a emissão de cerca de 2 toneladas de gás carbônico (CO2), agente causador do aquecimento do planeta, por ano na atmosfera”, complementou Surfista.

Energia fotovoltaica é um dos tipos de energia elétrica produzida a partir da luz solar, mas que pode ser produzida mesmo em dias nublados ou chuvosos.

- PUBLICIDADE -