Programação do Outubro Rosa tem palestras sobre prevenção ao câncer e UBS abertas neste sábado

Foto: Michelle Leman / Pexels

Em continuidade às ações da Prefeitura para o Outubro Rosa, mês de conscientização sobre prevenção ao câncer de mama, nesta quarta-feira (20), às 10h, no CEU Pimentas, o médico mastologista Cláudio Lourenço da Silva, do Cemeg Centro, abordará o tema, enquanto a pediatra Silvia Heloisa Moscatel Loffredo e a enfermeira Rosimary Melo Alves, ambas do Banco de Leite Humano de Guarulhos, discorrerão sobre amamentação na prevenção e no pós- câncer de mama.

As palestras realizadas pela Subsecretaria de Políticas para as Mulheres em parceria com a Secretaria da Saúde, acontecerão novamente no próximo dia 27, às 9h, no Centro Municipal de Educação Adamastor (Av. Monteiro Lobato, 734 – Macedo). A participação é aberta ao público.

Campanha Saúde da Mulher

Neste sábado (23), pela Campanha Saúde da Mulher, todas as UBS de Guarulhos estarão abertas das 8h às 16h para a realização de ações e de exames preventivos. Sem necessidade de agendamento ou de pedido médico, as usuárias poderão realizar exame clínico das mamas e papanicolau (preventivo de colo de útero) oferecido às mulheres e a qualquer pessoa com colo do útero que já teve relação sexual, incluindo homens trans e pessoas não binárias designadas mulheres ao nascerem.  

Também neste sábado, os Cemegs Centro e São João estarão abertos para atendimento agendado às mulheres nas especialidades médicas, como urologista, ortopedista, dermatologista, cardiologista, fisioterapia e realização de ultrassonografia de mamas e transvaginal. Por demanda espontânea, o Cemeg São João realizará avaliação nutricional e testes rápidos para detecção do HIV.

Segunda dose contra covid-19

Quem perdeu a data da segunda dose da vacina contra a Covid, aquela anotada no cartão de vacinação, pode aproveitar as UBS abertas neste sábado (23) para se vacinar. Já quem tomou a primeira dose do imunizante Pfizer antes do dia 29 de agosto, também pode procurar uma das UBS, pois já está apto a receber a segunda dose.

Para a imunização todos devem apresentar cartão de vacinação (impresso ou digital), documento com foto, CPF, cartão SUS (se tiver) e comprovante de endereço. Além destes documentos, menores de 18 anos devem levar o Termo de Assentimento, disponível na UBS ou em bit.ly/duvidasvacinagru, assinado por pais ou responsáveis.

- PUBLICIDADE -