Litoral paulista terá réveillon sem barreiras e com praias liberadas

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
- PUBLICIDADE -

Diferentemente do que ocorreu em 2020, quando a pandemia estava no auge, os turistas que pretendem passar o réveillon no litoral paulista este ano não encontrarão barreiras pelo caminho As nove cidades da Baixada Santista já decidiram que, com o avanço da vacinação, não haverá controle sanitário no acesso dos visitantes nem será exigida carteira de vacinação. A mesma decisão já foi tomada por São Sebastião, um dos quatro municípios do litoral norte. Já Ilhabela, Ubatuba e Caraguatatuba ainda avaliam o que farão.

No litoral sul, a decisão de liberar as praias foi tomada pelo Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana da Baixada Santista (Condesb), em reunião na terça-feira. Segundo o prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), que preside o conselho, o momento atual da pandemia já não exige barreiras sanitárias. “Temos de ficar de olho no futuro e se o quadro epidemiológico não vai sofrer alteração. A decisão pode mudar caso a pandemia piore.”

QUEIMA DE FOGOS

Ainda não houve consenso sobre a queima de fogos na virada do ano, que costuma atrair muitos turistas. As prefeituras de Santos, São Vicente, Guarujá e Bertioga já anunciaram que não haverá show de fogos na virada. Um dos objetivos é reduzir as aglomerações. “A gente sabe que muita gente vem para a queima de fogos e isso seria incentivar a aglomeração”, disse Santos.

A prefeitura de Praia Grande também decidiu, nesta quarta, não fazer queima de fogos. Cubatão e Peruíbe, porém, preveem shows pirotécnicos. O secretário de Turismo de Peruíbe, Edilson Almeida, diz que o evento está sendo licitado. “O evento só não ocorrerá no caso de impedimentos de outras esferas, como decisão estadual.”

LITORAL NORTE

No litoral norte, a programação das festas ainda não está totalmente definida. São Sebastião fará o réveillon com queima de fogos, embora sem megaeventos. “Nossa temporada de verão terá shows apenas com artistas locais”, disse o prefeito Felipe Augusto (PSDB).

Em nota, Caraguatatuba diz que deve ter uma definição sobre as festas após o feriado de Finados. As praias já estão abertas aos turistas, sem restrições.

Após ter sido o destino mais restrito do litoral no verão passado, com controle rigoroso do acesso pelas balsas, Ilhabela já retomou os eventos náuticos e esportivos. Para definir a festa do réveillon, será realizada uma reunião após o feriado. Já Ubatuba afirmou esperar definição do governo estadual sobre os feriados de fim de ano. As praias estão liberadas para turistas.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

- PUBLICIDADE -