CTN oferece exames gratuitos para Outubro Rosa e Novembro Azul

Foto: Reprodução
- PUBLICIDADE -

Entre os dias 6 e 7 de novembro, o Centro de Tradições Nordestinas oferece ao público exames essenciais para prevenção ao câncer de mama e próstata gratuitamente. O Mutirão da Saúde é uma ação em parceria com o CEPAC Centro de Diagnósticos para conscientização sobre as campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul.

Para participar não é necessário ter o pedido médico, basta entrar em contato por WhatsApp e agendar o horário. O telefone é (11) 94250-1233 e os atendimentos serão realizados das 13h às 20h, no estacionamento do CTN. O endereço é Rua Jacofer, 615 – Bairro do Limão, São Paulo .

É necessário ter mais de 40 anos e apresentar o Cartão SUS para ser atendido. Como parte da iniciativa, também se solicita a doação de 2kg de alimento não perecível que serão entregues a instituições atendidas pelo Departamento Social do CTN na própria comunidade.

A chamada mamografia e o PSA (sigla em inglês para Antígeno Prostático Específico) são dois exames fundamentais para o diagnóstico precoce do câncer de mama e de próstata. A radiografia permite detectar nódulos nos seios ainda não palpáveis pelo autoexame. Já o PSA é um exame de sangue que detecta um “marcador” de alterações na próstata. De acordo com o resultado, o paciente é orientado a fazer também o tradicional “exame do toque”.

Há 30 anos o Outubro Rosa mobiliza a sociedade para a medicina preventiva. A campanha criada pela Fundação Susan G. Komen nos anos 90 começou nos Estados Unidos e tem o objetivo de alertar sobre o câncer que mais mata entre as mulheres. No Brasil, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA) , em 2019 foram 18.068 óbitos decorrentes da doença.

O Novembro Azul é um movimento iniciado na Austrália em 2003 para chamar a atenção contra doenças que atingem a população masculina. No Brasil, a ideia de adaptar a campanha foi do Instituto Lado a Lado pela Vida e começou em 2011 com a iluminação de pontos turísticos e outras ações semelhantes às do mês anterior. O câncer de próstata é o segundo maior causador de mortes entre os homens. De acordo com o INCA, em 2019 foram 15.983 registros.

O Centro de Diagnósticos CEPAC atua há 42 anos prestando serviços na área da saúde. Em 2017, o laboratório idealizou as campanhas “Amigos do Peito” e “Cuidar da Saúde Também é Coisa de Homem” para oferecer os exames preventivos sem nenhum custo de forma itinerante.

Uma carreta com quase 15 metros de comprimento se transformou em uma clínica móvel, totalmente equipada com aparelhos de última geração, seguindo as determinações de biossegurança da Agência de Vigilância Sanitária (Anvisa) . Neste final de semana, ela estaciona no CTN e visitantes ganham a oportunidade de cuidar da saúde e economizar .

- PUBLICIDADE -