Projeto cultural conscientiza alunos sobre segurança no trânsito

Foto: Divulgação/PMG

A praça Nossa Senhora Aparecida, onde está localizada a EPG Siqueira Bueno, na Vila Galvão, recebe desde o último dia 1º apresentações do Teatro Móvel Viajando de Bem com a Via. A iniciativa é promovida pelo grupo EcoRodovias e tem como objetivo abordar temas do cotidiano relacionados ao trânsito para crianças, e vem ao encontro de ações realizadas entre as secretarias de Transportes e Mobilidade Urbana e Educação, por meio da Escola 360. As apresentações para os alunos seguem até esta sexta-feira (5).

O Viajando de Bem com a Via é um projeto cultural itinerante, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do governo federal. As apresentações teatrais têm como apoio materiais e dinâmicas pedagógicas específicas para contribuir com a educação de jovens e crianças. Com o tema Educação e Segurança no Trânsito, o projeto acontece dentro de um auditório móvel adaptado com palco e, na parte externa, uma estrutura de minipista em que são exibidas e encenadas histórias e situações do cotidiano.

A peça é encenada de maneira lúdica, com muita diversão e, principalmente, conscientização para os alunos sobre os cuidados necessários no trânsito. Viajando de Bem com a Via conta a história da legendária viagem de duas amigas que pegam a estrada após encontrar um carro que permaneceu mais de 50 anos em uma garagem. Após o espetáculo, as crianças podem colocar em prática tudo o que aprenderam na minipista e vivenciar o dia a dia no trânsito.

Todos os protocolos sanitários contra a covid-19, como aferição da temperatura corporal, distanciamento social, uso obrigatório de máscaras e álcool em gel vêm sendo cumpridos.