CEU Jardim Cumbica realiza exposição com artistas guarulhenses no Mês da Consciência Negra

Foto: Divulgação/PMG

Até o dia 26 de novembro o CEU Jardim Cumbica apresenta a exposição Consciência Negra, com obras dos artistas guarulhenses Bigzullu e Pretoman. A apresentação faz parte do Projeto Direitos Humanos e Consciência Negra para estimular atitudes mais inclusivas e o respeito às diferenças e tem o apoio do Programa Escola 360 da Prefeitura de Guarulhos. 

O projeto promove contação de histórias e uma oficina de chaveiro de feltro com alunos da EJA (Educação de Jovens e Adultos), além de levar a arte urbana para os espaços públicos da cidade. As ações têm por objetivo abordar a importância da consciência negra e dos direitos humanos, uma categoria de direitos básicos assegurados a todo e qualquer ser humano, sem distinção de classe social, raça, nacionalidade, religião, cultura, profissão, gênero, orientação sexual ou qualquer outra variante que possa diferenciá-lo. 

A unidade conta ainda com uma exposição de artesanato de Carmem Vital da Silva, que enriquece o espaço. São garrafas pintadas à mão com o tema África, utilizando a técnica de tinta acrílica sobre vidro com acabamento em verniz. “O mais interessante na obra é a vertente de arte sustentável, que utiliza garrafas que seriam descartadas na natureza, mas a artesã torna tudo isso objetos de arte”, destaca a coordenadora do CEU Cumbica, Renata Benfatti Cora. 

O CEU Jardim Cumbica está localizado na avenida Atalaia do Norte, 544. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 21h, e aos sábados e domingos das 8h às 17h.