Grupo de Acolhimento para Pessoas com Baixa Visão recebe agente de leitura

Foto: Sidnei Barros/PMG

A Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão (SAI) de Guarulhos recebeu nesta terça-feira (9) o segundo encontro do Grupo de Acolhimento para Pessoas com Baixa Visão, que contou com a participação de um agente de leitura da Pasta de Cultura. No momento o grupo conta com seis participantes, sendo cinco alunos das Práticas Educativas para a Inclusão Social da Pessoa com Deficiência Visual e uma servidora da Prefeitura encaminhada pelo setor de Segurança em Medicina do Trabalho. 

A professora Fernanda Oliveira, que comanda a turma, explica que o objetivo do grupo é auxiliar na adaptação à condição de deficiência. “Hoje fizemos a leitura do capítulo sobre pessoas com baixa visão do livro Fiquei Cego, e Agora?, e então discutimos o tema e foram levantadas questões sobre as dificuldades e possibilidades no atendimento de pessoas com baixa visão”, disse. 

O agente de leitura Gustavo Albertão, 27, é bacharel em artes visuais pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e teve a sua primeira experiência imersiva com pessoas com deficiência visual. “A experiência de ter participado da atividade de hoje foi bem diferente, desde a preparação, ao ler o livro Fiquei Cego, e Agora?, que me apresentou para um mundo que eu não conhecia e não tinha noção de como funciona, até a leitura que foi feita na roda e todas as experiências que foram compartilhadas, histórias que se desenvolveram. O treinamento é uma grande oportunidade para aprender e poder atender as pessoas com deficiência da melhor forma possível”, comentou.

“Essa experiência é algo que me mudou como pessoa. Sempre busco melhorar, costumo dizer que o Gustavo de amanhã tem que ser melhor que o de hoje, e graças aos trabalhos de agente de leitura e à oportunidade que tive na Subsecretaria de Acessibilidade e Inclusão com a Fernanda, sinto que consegui”, completou Albertão. 

Serviço

Grupo de acolhimento para pessoas com baixa visão – encontros uma vez por mês

Inscrições: 2414-3685

- PUBLICIDADE -