Comissão de Saúde aprova proposta sobre criação de hospital veterinário

Três projetos foram analisados na reunião ordinária da Comissão de Higiene e Saúde Pública da Câmara de Guarulhos, realizada nesta quarta-feira (10). Os debates contaram com os vereadores Geraldo Celestino (PSC) e Carlinda Tinôco (Republicanos). Entre as análises, destaque para o parecer favorável ao PL 244/2021, de Geleia Protetor (PSDB), que autoriza a criação de um hospital veterinário público na cidade e prevê a possibilidade de Parcerias Público-Privadas (PPP).

“A grande maioria da cidade é uma população carente e não tem condições de levar o seu animal até o veterinário porque a consulta é caríssima. O projeto vem com o intuito de dar atendimento gratuito para os animais de pessoas carentes. Aqueles que têm condições de pagar, pagarão uma taxa mínima para esse atendimento. É importante para o município de Guarulhos e para a causa animal”, disse o presidente da comissão, vereador Geraldo Celestino.

Outra propositura avaliada foi o PL 769/2017, de Paulo Roberto (PTB), que trata do Guia da Saúde, publicação de material informativo sobre os serviços de saúde prestados pela rede pública municipal. A Comissão optou por emitir um parecer favorável com a apresentação de uma emenda estipulando que o informativo seja digital.

Por fim, também recebeu parecer favorável o substitutivo ao PL 322/2021, de Jayme Junior (Republicanos), que autoriza a criação da Unidade Básica de Saúde Animal.

Imagem: Bigstock