Cras Santos Dumont promove ação social sobre o Novembro Negro

Foto: Divulgação/PMG

Cerca de 50 pessoas participaram nesta quinta-feira (11) de uma ação social sobre o Novembro Negro, em alusão ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro), no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santos Dumont. Promovido pela Prefeitura de Guarulhos, o evento contou com palestras sobre preconceito e discriminação racial e de gênero.

De acordo com a coordenadora do Cras, Cristina Santana Gonçalves, a ação deu continuidade à sensibilização ocorrida na unidade em julho, quando foi abordada a situação da mulher negra latino-americana e caribenha.

“Estamos em um bairro com realidade extremamente vulnerável e consideramos primordial a extensão de reflexões sobre esse assunto para além do mês de novembro e, portanto, tivemos uma participação majoritariamente feminina. Acreditamos ser possível provocar nos participantes o desenvolvimento de suas potencialidades em busca da superação do histórico preconceito e da discriminação racial e de gênero. Espaços de discussão e socialização são importantes ferramentas de empoderamento,” disse a coordenadora, que agradeceu o envolvimento de toda a equipe na organização e no planejamento do evento.

A iniciativa incluiu ainda oficinas de confecção de turbante e penteados afro com voluntários do próprio bairro e sorteio de brindes aos assistidos pelo Cras.