Evento online para idosos promove discussão sobre superação de preconceitos

Foto: Divulgação/PMG
- PUBLICIDADE -

A Prefeitura de Guarulhos promoveu nesta terça-feira (16) a vivência online “Uma História Real – Vencendo Preconceitos”, que contou com a participação de cerca de 50 pessoas, entre usuários dos Centros de Convivência do Idoso (CCIs) e assistidos pela Instituição de Longa Permanência para Idosos (ILPI) Casa dos Velhos, no Jardim Aracília, conveniada à administração municipal. O tema faz alusão ao Dia da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro.

Moradora do Jardim Bela Vista há 55 anos, a modelo plus size negra Carmem Santana Reis, de 65 anos, relatou ao longo de 35 minutos sua trajetória de vida e os preconceitos superados. “Trabalhei na linha de produção de uma empresa alemã e surgiu a oportunidade de atuar no escritório. Fiz o teste, mas não fui chamada. Verifiquei no setor de recursos humanos que as pessoas que selecionavam é que tinham preconceito racial. A empresa voltou atrás e reconsiderou a decisão dos selecionadores. Fiquei lá 13 anos e saí como secretária da gerência”, disse Carmen.

“Temos que ter a certeza de que o problema é de quem tem preconceito e assumir nossa etnia plenamente, assim tudo fica mais fácil. O preconceito não pode atrapalhar nossa confiança. Devemos focar no nosso objetivo e seguir adiante, denunciando casos assim”, afirmou a modelo.

O evento online faz parte do projeto Arte e Prosa, da Secretaria de Desenvolvimento e Assistência Social, cujo objetivo é levar informação e conhecimento por meio de palestras, arte, bate-papos e aulas aos usuários dos CCIs.

- PUBLICIDADE -