Projeto Suas Sem Racismo promove a igualdade no atendimento à população

Foto: Ivanildo Porto/PMG

A Prefeitura de Guarulhos promoveu o lançamento, na manhã desta quinta-feira (18), do projeto Suas Sem Racismo, uma iniciativa integrada das pastas de Igualdade Racial e Desenvolvimento e Assistência Social. Por meio dele será expandida a discussão sobre o racismo e seu combate dentro do Sistema Único de Assistência Social (Suas) a partir de reuniões, seminários, ciclo de discussões com os gestores e servidores que atendem a população vulnerável da cidade. 

Para o e secretário de Cultura, Professor Jesus, é essencial para a sociedade discutir o racismo. “Ele ainda persiste, é latente e está impregnado. Existe a necessidade de evoluirmos ainda mais na discussão para erradicarmos os preconceitos. Isso só acontece através da troca de ideias, do diálogo e da exposição dos problemas”, afirmou. 

“O assistente social trabalha na luta intransigente da defesa dos direitos humanos, na defesa das pessoas marginalizadas e invisibilizadas. Com o Suas Racismo buscamos entregar esse respeito que as pessoas precisam ter por meio de políticas públicas afirmativas. Precisamos ter os diagnósticos corretos para saber a melhor forma de trabalhar com as minorias, saber suas peculiaridades e diferenças outros”, disse o subsecretário de Igualdade Racial, Anderson Guimarães. 

Também estiveram presentes no evento o secretário de Direitos Humanos, Abdo Mazloum, a vice-presidente da subseção Guarulhos da Ordem dos Advogados do Brasil, Ivani Tavares, e o secretário-adjunto de Assistência Social, Alex Cardoso de Lima.

De acordo com Lima, o trabalho do Suas é pautado em proteção social nas diversas complexidades postas pelo trabalho de assistência social. “Desta forma, a prevenção e o enfrentamento ao racismo é parte imprescindível nas operações do nosso serviço e precisamos fortalecer essas ações dentro do nosso atendimento. Todas as pessoas devem ser respeitadas e trabalhamos para isso”, finalizou.