Estreia nacional de Rusalka encerra Festival de Ópera de Guarulhos no domingo

Foto: Ivanildo Porto
- PUBLICIDADE -

No encerramento do 1º Festival de Ópera de Guarulhos, que acontece no próximo domingo (28), às 19h, a Orquestra Gru Sinfônica apresenta no Teatro Adamastor a primeira audição nacional de Rusalka, espetáculo gratuito da série No Mundo da Ópera em homenagem aos 180 anos do compositor checo Antonín Dvorák. Os ingressos estão disponíveis para retirada no site http://orquestrasdeguarulhos.com/ e o espetáculo também será transmitido pelas redes sociais das orquestras no YouTube e no Facebook.

Sob regência e direção musical de Emiliano Patarra e direção cênica de Pablo Maritano, a montagem conta com a participação dos cantores Tati Helene (soprano), Alan Faria (tenor), Marcelo Ferreira (barítono), Ana Lucia Benedetti (mezzosoprano), Cláudia Riccitelli (soprano), Vinicius Atique (barítono), Cecilia Massa (mezzosoprano), Thayana Roverso (soprano), Deborah Bulgarelli (soprano) e Natalia Serrano (contralto).

A estreia

Ópera em três atos, op. 114, Rusalka é um conto de fadas romântico da virada do século XIX para o século XX, obra-prima de Dvorák. Narra a trajetória da sereia Rusalka (Tati Helene), que se apaixona por um príncipe (Alan Faria). Essa paixão é revelada a Vodnik (Marcelo Ferreira), um gnomo aquático das ninfas. Ao consultar a bruxa Jezibaba (Ana Lúcia Benedetti) Rusalka descobre que se assumir a forma humana perderá a voz e, se for traída, será amaldiçoada para sempre.

A estreia nacional de Rusalka encerra o 1º Festival de Ópera de Guarulhos, que apresentou três montagens de espetáculos e uma gala lírica, produções inéditas e uma remontagem do espetáculo O Cônsul, de Giancarlo Menotti. De acordo com o maestro Emiliano Patarra, a realização de um festival de ópera em Guarulhos demonstra a capacidade da cidade em manter em repertório produções de anos anteriores.

“Voltar a encenar certos espetáculos e atender outros segmentos de público sem que seja necessário construir novamente cenários e figurinos é uma grande conquista. O festival nos rendeu resultados muito positivos em matéria de visibilidade e projeção das ações da cidade para esse meio artístico, sobretudo pela participação de alguns dos maiores artistas da arte lírica do país”, observa Patarra.

Para saber mais sobre os eventos culturais da cidade acesse https://www.guarulhos.sp.gov.br/agendacultural.

Serviço

O Teatro Adamastor fica na avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo

Transmissão pelas redes sociais das orquestras de Guarulhos:

YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=RwGme262r5Y

Facebook: www.facebook.com/ojmguarulhos/

- PUBLICIDADE -