Exposição de artistas guarulhenses aborda questões raciais e diversidade cultural no CEU Parque São Miguel

Foto: Divulgação/PMG

Até o dia 5 de dezembro o CEU Parque São Miguel apresentará uma exposição de quadros dos artistas plásticos guarulhenses Jotapeg, Pretoman e FND, produzidos durante o evento Novembro Negro Cultural, realizado no último sábado (20). 

A mostra retrata, por meio das telas criadas em tempo real, o positivismo com relação às questões de preconceito racial e de diversidade cultural, e estão à disposição da Prefeitura de Guarulhos para circulação nos espaços educativos da cidade.

O artista guarulhense Jotapeg agradeceu todos os participantes do evento e destacou que, além da data comemorativa, a periferia precisa de oportunidades para ultrapassar barreiras e quebrar tabus. “Ser convidado para participar desse evento foi uma grande honra, tenho alguns trabalhos que, ao longo do tempo, desenvolvi sobre esse tema (consciência negra) e pude dar a minha contribuição, fruto de parceria com alguns amigos. Desenvolvemos quatro telas com características negras e pudemos ver no olhar de cada pessoa que passou pelo evento a magia da arte”, disse.  

A gestora do CEU Parque São Miguel, Luciene Brochine, ressaltou que o foco da exposição é o fortalecimento dos processos culturais e sociais na cidade. “Os quadros representam a inclusão social e potencializam as reflexões sobre a consciência negra em diferentes tempos e espaços”.

Além disso, o Novembro Negro Cultural promoveu no sábado diversas ações com muita influência da cultura negra, colaborando com a conscientização da comunidade sobre o poder negro e o orgulho da sua identidade, e apresentou ainda um show de talentos que oportunizou um espaço de interação de cultura e lazer para as apresentações dos participantes e convidados.

O CEU Parque São Miguel fica na rua Joaquim Moreira, s/nº. Telefone: 2421-2445.