Prefeitura promove capacitação sobre captação de recursos para o Fumcad e o Fundo do Idoso

Foto: Divulgação/PMG

Cerca de 40 pessoas, entre membros do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI), da sociedade civil e funcionários públicos participaram nesta terça-feira (23) de uma capacitação sobre destinação de percentual do Imposto de Renda (IR) para o Fundo Municipal da Criança e do Adolescente (Fumcad) e o Fundo Municipal da Pessoa Idosa (FMPI) no Adamastor Centro. A ação da Prefeitura de Guarulhos, em parceria com o CMDCA e CMDPI, contou com a participação do técnico da Receita Federal Marcos Borges e de Alex Cardoso, secretário-adjunto de Desenvolvimento e Assistência Social.

Cardoso destacou a relevância da iniciativa. “A palestra e o treinamento do técnico da Receita Federal buscam capacitar servidores, conselheiros e representantes da sociedade civil para se apropriarem do mecanismo de captação de recursos por meio da destinação do Imposto de Renda (IR). É um evento que também ocorre como parte da campanha de arrecadação de recursos para esses fundos”, afirmou o gestor.

“O treinamento oferece também uma oportunidade para os principais atores envolvidos (representantes do poder público, conselheiros e pessoas que atuam no setor) refletirem sobre os desafios e possibilidades de se ampliar esta prática em nossa cidade. Sem dúvida alguma, é uma ação de cidadania, uma vez que, por meio da destinação (do IR) o cidadão guarulhense colabora para que mais recursos possam ser aplicados em políticas públicas em duas áreas essenciais: na infância e na atenção à pessoa idosa”, disse Borges.

IR pode ajudar crianças e idosos do município

O contribuinte de Guarulhos que fizer sua declaração de Imposto de Renda no modelo completo pode destinar parte do valor devido ao IR, até o limite de 6%, ao Fumcad e ao FMPI no momento do preenchimento da declaração.

Desta forma, pode-se destinar 3% do valor que se é obrigado a pagar aos cofres federais a cada um dos fundos. Assim, este valor poderá ser direcionado para projetos, programas e ações voltadas para o bem-estar de crianças, adolescentes e idosos do próprio município. Já pessoas jurídicas e empresas podem destinar até 1% do imposto devido. Mais informações e explicações de como fazer a destinação aos fundos de Guarulhos podem ser conferidas no link https://www.youtube.com/watch?v=rsnTvTublOI.