Defesa Civil promove treinamento para salvamento em enchentes

Fotos: Divulgação/PMG

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Guarulhos promoveu nesta segunda-feira (13), em uma represa do Parque Estadual da Cantareira – Núcleo Cabuçu, um treinamento para 24 agentes em atendimento a ocorrências e resgate de vítimas em enchentes. Os servidores atualizaram técnicas de travessia em cheias utilizando cabos e balsas infláveis, condutas de apoio fora da área inundada e atendimento pré-hospitalar.

Além de preparar a equipe para situações de emergência, os servidores experimentaram os novos carros, balsas e equipamentos recebidos por meio de um programa estadual de reaparelhamento na última sexta-feira (10).

Os treinamentos e simulados fazem parte da rotina da Defesa Civil de Guarulhos, que prepara os agentes e coordena ações de zeladoria durante o ano inteiro para reduzir riscos de desastres naturais durante a temporada que costuma registrar o maior volume de precipitações.

O período de chuvas fortes, que começou no início do mês e deve terminar em março, é monitorado pela Prefeitura por meio do Plano Verão, que consiste na mobilização de todos os serviços públicos municipais no mapeamento de áreas de risco e no reforço do alerta às situações que podem ocasionar desastres.