Selo Amigo da Pessoa Idosa premia iniciativas de inclusão tecnológica para a terceira idade

Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG

A 4ª edição do Selo Amigo da Pessoa Idosa, que aconteceu na manhã desta quarta-feira (15) no auditório da Secretaria de Educação, teve como tema “Meu idoso agora é tech” e premiou projetos e instituições que incentivaram essa população a usar a tecnologia durante a pandemia. A iniciativa é da Prefeitura de Guarulhos em parceria com o Instituto Acolher com Amor. 

Para o subsecretário de Políticas para o Idoso, Walid Shuqair, é essencial reconhecer e valorizar boas práticas. “Os projetos que aqui estão precisam ser repercutidos, pois são exemplos para que mais pessoas possam aderir a atividades que dependam da tecnologia”, afirmou. Ele lembra também que as próprias ações da pasta precisaram se readaptar. 

Como exemplo, ele citou o projeto Academia na Praça 60+, que anteriormente à pandemia promovia encontros presenciais semanais em praças da cidade para a realização de exercícios físicos. “Durante a pandemia os nossos professores gravavam as aulas e enviavam pelo WhatsApp para os alunos, que também precisaram aprender do outro lado como mexer no aparelho e encontrar formas de seguir as aulas em casa”, explicou Shuqair.

Zina Costa, presidente do Instituto Acolher com Amor, lembra que muitos serviços tiveram que se adaptar por conta da pandemia e, com isso, o idoso ficou marginalizado, dependendo sempre de outras pessoas que pudessem ajudá-lo. “A sociedade precisa incluir o idoso, principalmente as famílias, ensinando-o a chamar um carro por aplicativo, a realizar uma chamada de vídeo pelo celular, entre outras atividades. Além do aparelho, é necessário saber mexer também, né?”, disse.

Premiados

Receberam a premiação Margareth Machado, da Vila Espaço Cultural, Ossanna Chememian, da Faculdade de Direito de Guarulhos, Alice Drago, da Secretaria Municipal de Esportes, Sandra Osti, Cleire Fernandes e Margarete Mota, do Centro de Convivência do Idoso (CCI) Santa Mena, Sérgio Luiz, do Lar Madre Regina, Erika Cardoso, do Núcleo Batuíra – Vida Plena, Maria Iracilde, da Subsecretaria do Idoso, e Fabiana dos Santos, do CCI Gopoúva. 

Além deles, Sesc, ACE, Ministério Verbo Vivo, GeraSaúde 50+, Vai Acolher com Amor e Portal do Idoso também foram reconhecidos na premiação.

- PUBLICIDADE -