Eniac abre Clínica de Saúde Suplementar dentro do campus de Guarulhos

Foto: Divulgação/Eniac

O Eniac – instituição referência em inovação e tecnologia do ensino básico ao superior – vai abrir uma clínica de saúde suplementar em seu campus, em Guarulhos. As operações da “Clínica Dr. Eniac” iniciam em fevereiro de 2022 e o atendimento, neste primeiro momento, será feito a pacientes que estão convivendo com sequelas da covid-19.

Serão pelo menos 100 vagas para cuidados de reabilitação multidisciplinar com o apoio de profissionais de Enfermagem, Nutrição, Psicologia, Fisioterapia e Educação Física. A estimativa é que pelo menos 80 mil guarulhenses precisem de ajuda para restabelecer sua condição clínica pré-pandemia.

Quando a pandemia de covid-19 chegou ao Brasil, em 2020, alguns especialistas cravaram que os óbitos seriam inevitáveis, mas ninguém tinha a dimensão das sequelas que a doença deixaria naqueles que sobreviveram ao vírus. Ainda não existem dados oficiais sobre quantos brasileiros convivem com as consequências da doença. A estimativa dos especialistas é que para cada 10 curados um paciente tenha alguma sequela; e esse número pode chegar a 6 em cada 10 quando são considerados os pacientes de covid-19 longa.

Quem compartilha os dados é o biomédico e mestre pelo Instituto Butantã Lucas Freitas, que está implementando a estrutura necessária para o novo projeto dentro do Eniac. “Em todo o mundo, acompanhamos relatos sobre pacientes recuperados da infecção por covid-19 que não conseguiram retomar suas vidas, seja por fadiga extrema, mal-estar ou disfunções cognitivas. Essas sequelas criaram um verdadeiro exército de pessoas que não retomou plenamente suas vidas, que estão sem estudar ou trabalhar”, detalha Freitas.

O gestor da Clínica de Reabilitação será Sérgio Mendonça, biólogo molecular e doutor em desenvolvimento de vacinas. Ele viveu na pele as complicações provocadas pela covid-19. “Tive em março de 2020. Não fui hospitalizado, mas tive o covid longo, e com muitas sequelas, em um momento no qual ninguém falava disso. Usei meu conhecimento para avaliar os sintomas e iniciei os procedimentos de recuperação. Hoje estou 100%”, conta Mendonça.

Como vai funcionar

A proposta da clínica é oferecer tratamento personalizado a quem convive com as sequelas. “O paciente será avaliado inicialmente com base nos sintomas apresentados e exames laboratoriais. Cada um terá um protocolo personalizado de recuperação, conforme suas necessidades e capacidade de execução dos exercícios. O tratamento terá duração de 12 semanas”, conta Miguel Sanchez, assessor do Grupo Eniac. Depois desse período acontece uma nova avaliação do estado geral do paciente.

O custo do tratamento na clínica ainda não foi definido. “O objetivo do Eniac é que o valor seja o menor possível, para permitir que mais pessoas possam ser atendidas. Queremos que a Clínica de Reabilitação se torne referência na promoção da saúde em Guarulhos e região”, detalha Mendonça. As inscrições para o tratamento começam em 2022. 

Valores que dão resultado

Desde sua fundação, o Eniac trabalha em busca de excelência, qualidade e inovação em educação com foco nas pessoas. Quis o destino que o mestre formado pelo Instituto Butantã e que está coordenando a implantação da Clínica de Saúde Dr. Eniac fosse também um bolsista da casa. “Sou ex-aluno Eniac e ter a oportunidade de integrar este time me deixa com a sensação de voltar para casa. Tenho muito orgulho e satisfação em participar desse projeto”, revela Freitas.

Em 2004, Freitas prestou uma prova e conseguiu uma bolsa de estudos de 70%. Foi assim que ele terminou o ensino fundamental e concluiu o ensino médio junto com o curso técnico de informática em condições possíveis para sua família. “É importante destacar o viés social da instituição. Sem dúvidas o Eniac foi a base fundamental para minha formação”.

Para o professor Ruy Guérios, mantenedor do Eniac, entregar a clínica de saúde complementar é uma das formas de retribuir à cidade tudo o que ela ofereceu de oportunidades para a instituição. “Estamos saindo na frente novamente. Desta vez na área da saúde, tão fundamental principalmente em tempos de pandemia. É um orgulho ver esse projeto sair do papel”, completa.

SOBRE O ENIAC:
Fundado em 1985 como escola técnica profissionalizante de Informática, o Eniac é um Centro Universitário que tem como DNA utilizar a inovação tecnológica e educacional a serviço da aprendizagem prática e que permite ao aluno crescer profissionalmente e ascender socialmente. Atua na educação básica e ensino técnico profissionalizante, passando pelo ensino médio integrado ao técnico. Desde 2002 atua no ensino superior, quando fundou a Faculdade Eniac, que proporciona aos alunos aprendizado dinâmico, independente e adaptado à realidade contemporânea. Em 2016 foi reconhecida pelo MEC como Centro Universitário. Desde 2005 é a 1ª colocada no MEC em Guarulhos e Região do Alto Tietê.

Em 2016 credenciou o Centro de Inovação da cidade de Guarulhos e, em 2017, criou a incubadora de startups de Guarulhos. Em 2019 criou um ecossistema de inovação, trazendo a Planta de Indústria 4.0, automatizada da Alemanha, e organizou os Cursos Duais de aprendizagem junto às principais empresas do Brasil.O Grupo Eniac tem como missão educar e formar cidadãos para obter sucesso na vida, sendo competentes no mercado de trabalho e responsáveis com o meio ambiente. Firma parcerias com os principais grupos de tecnologia e se torna case de aplicação na educação da Google, da Amazon Web Services (AWS), da Microsoft, Hubspot e IBM, entre outras, consolidando-se como uma referência em tecnologia e inovação na educação básica e superior no Brasil. Em seu campus, localizado na cidade de Guarulhos (SP), trabalham cerca de 500 colaboradores, entre docentes e profissionais responsáveis por questões administrativas e de acompanhamento escolar e profissional.

- PUBLICIDADE -