Prefeitura apresenta projeto do novo Baquirivu a empresários de Bonsucesso

Imagem: Divulgação/PMG

A Prefeitura de Guarulhos se reuniu com empresários da região de Bonsucesso na semana passada para apresentar o projeto do novo Baquirivu, que tem como principais objetivos acabar com as inundações das proximidades do rio e melhorar a qualidade de vida de quem mora e trabalha nos bairros adjacentes.

O encontro acorreu na empresa Schütz Vasitex e contou com representantes de outras 22 companhias, que ouviram o detalhamento do projeto e tiveram dúvidas esclarecidas pelo secretário de Governo, Edmilson Americano, pelo secretário de Desenvolvimento Científico, Econômico, Tecnológico e de Inovação, Jorge Taiar, e por técnicos da secretaria de Obras.  

Durante a reunião os empresários elogiaram os investimentos na região e a proximidade da Prefeitura com as companhias que investem em Guarulhos. “Nosso encontro foi muito positivo. Desde o início da administração Guti procuramos ser transparentes e trabalhar junto com a sociedade civil”, comentou Americano.

As obras para o novo Baquirivu-Guaçu

O Programa de Macrodrenagem e Controle de Inundações do Rio Baquirivu-Guaçu, com o apoio da Corporação Andina de Fomento (CAF), contempla a diminuição de cheias mediante a ampliação da calha do rio e a construção de reservatórios, recuperação de áreas de várzeas com implantação de parque linear, arborização, construção de passeio público, ciclovia, pista de corrida e mobiliário urbano, ampliação da foz do córrego Cocho Velho, melhoria de vias urbanas e ampliação dos corredores viários de acesso ao Aeroporto Internacional de Guarulhos.

A iniciativa abrange, ainda, a adequação do corredor viário da rua Jamil João Zarif em uma extensão de 3,5 km e do corredor de ônibus da avenida Natalia Zarif, com 4 km. Haverá também a implantação do loteamento Ponte Alta II numa área de 230 mil m² com 345 lotes residenciais, além de prédios com 378 apartamentos, áreas verdes, implantação de Ecoponto, Unidade de Pronto-Atendimento (UPA), escola, quadras, área comercial e toda a infraestrutura urbana com arruamento, pavimentação, drenagem e calçada.