Guti assume a presidência do Condemat e destaca principais ações

Foto: Divulgação/ Condemat

O prefeito Guti, tomou posse como presidente do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat) nesta segunda-feira (03) e destacou as principais ações a serem conduzidas pelo Conselho de Prefeitos em 2022.

Entre as prioridades elencadas pelo novo presidente está a criação da Agência Regional de Desenvolvimento Econômico (ADRAT), com o objetivo de promover uma maior relação entre empresários e o poder público, bem como atrair novos investimentos para a região. “Já estamos em tratativas para a criação desta agência que não terá custos às prefeituras e será como um braço do Condemat na atração de novos empreendimentos comerciais e industriais e na identificação de demandas das empresas e comércios já instalados na região. Nossa intenção é divulgar o potencial da nossa região, respeitando as individualidades de cada município, e buscar cada vez mais investimentos com vistas à geração de emprego e renda para a população” disse o presidente.

Guti destacou ainda a execução de compras compartilhadas como um dos principais projetos a serem desenvolvidos ao longo do ano. “O Condemat, por meio dos contratos da AACD e das Residências Terapêuticas, já realiza um trabalho exitoso de serviços compartilhados. O que pretendemos é ampliar isso para a compra compartilhada de insumos, medicamentos e outros itens que são comuns a todos os municípios. Esta é uma grande demanda das cidades menores, como por exemplo Santa Branca, que muitas vezes têm dificuldades na aquisição de itens necessários. Além disso, desta forma estaremos promovendo uma grande economia aos cofres públicos”.

A ampliação do consórcio com a integração de novos municípios também foi abordada pelo presidente. “Estamos em tratativas para a participação de novos municípios na composição do Condemat, o que irá ampliar a nossa representatividade junto às esferas estadual e federal”.

Durante a cerimônia, o prefeito Rodrigo Ashiuchi, de Suzano, fez um balanço das principais ações do consórcio durante sua gestão em 2021, com destaque para o enfrentamento à pandemia, com a ampliação da capacidade hospitalar e a suspensão da instalação de um pedágio na Rodovia Mogi-Dutra. “Ao longo deste ano tivemos conquistas importantes que demonstram a essência do Condemat, que é a união dos prefeitos, na busca de melhorias conjuntas para a região e sempre pautados pelo bem-estar da população. Tenho certeza que este trabalho será ampliado com o prefeito Guti na presidência”, disse Ashiuchi.

Na ocasião também foram empossados os demais membros da diretoria: José Luiz Eroles Freire, prefeito de Guararema (1º tesoureiro); Carlos Chinchilla, prefeito de Santa Isabel (2º tesoureiro); e Priscila Gambale, prefeita de Ferraz de Vasconcelos (secretária geral).

O Conselho Fiscal terá como presidente o prefeito Rodrigo Ashiuchi (Suzano) e como membros os prefeitos Luís Camargo (Arujá), Carlos Alberto Taino Júnior (Biritiba Mirim), Eduardo Boigues Queroz (Itaquaquecetuba), Caio Cunha (Mogi das Cruzes), Márcia Bin (Poá) e Adriano Levorin (Santa Branca).

O deputado estadual Jorge Wilson acompanhou a cerimônia e reafirmou o compromisso com o Condemat.