Oficinas de circo, leitura e contação de história animam férias no Museu da Imigração

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Em janeiro, o Museu da Imigração (MI) – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – realizará atividades voltadas ao público infantil, visando tornar o mês de férias ainda mais divertido e único. A partir do dia 08 (sábado), a criançada poderá curtir uma programação temática com oficinas de circo, mediações de leitura e contação de história.

Apresentando equilíbrio na bola e na corda bamba, malabares, pernas de pau e tecido aéreo, as oficinas de circo acontecerão aos fins de semana (08, 09, 15, 16, 22, 23, 29 e 30), das 11h às 17h, no jardim do complexo do Museu. Por meio da iniciativa, os pequenos vivenciarão as modalidades circenses de forma lúdica e dinâmica, com acompanhamento e ensinamento de profissionais.

Para participar, será necessário retirar uma senha na bilheteria antes do início da ação (no próprio dia do evento). Cada turma terá limite de 15 crianças e duração de 30 minutos. A faixa etária da proposta é de 4 a 12 anos.

As mediações de leitura, promovidas aos sábados e aos domingos, também farão parte do cronograma especial deste mês, acontecendo nos dias 08, 09, 15, 22, 23, 29 e 30, às 11h e às 15h. Nas ocasiões, a mediadora do espaço “Semear Leitores”, Gabrielli Chagas, compartilhará as aventuras de oito publicações, seguindo a agenda disponível no site.

Já no dia 29 (sábado), o livro Elmer, o elefante xadrez, de David McKee, será o foco de uma contação de história, realizada pela mesma colaboradora, às 15h. A apresentação poderá ser prestigiada presencialmente e em uma live no Instagram.

Artesanato e aniversário de São Paulo também pautam ações

Em continuidade à versão digital da oficina “Ponto a Ponto”, os educadores do Museu, Bruna Marques e Luiz Gregório, ensinarão o passo a passo do nó de ligadura para macramê no dia 22 (sábado), às 15h, no Zoom. Os interessados em acompanhar a aula devem se inscrever até o dia 21 (sexta-feira), às 17h.

A ocupação dos bairros por migrantes de diferentes origens e em momentos variados é parte fundamental e constituinte das dinâmicas culturais e sociais desses territórios. A partir disso, como celebração ao aniversário de São Paulo, os pesquisadores do MI, Henrique Trindade e Thiago Haruo, mediarão a palestra on-line “Afinal, quem é o paulistano?” no dia 25 (terça-feira), às 14h, no YouTube. O encontro terá a presença de convidados que vivenciaram processos de deslocamento, com a finalidade de abordar as suas atividades exercidas nesses espaços.

serviço

Férias no Museu | Oficinas de circo
Datas: 08, 09, 15, 16, 22, 23, 29 e 30 de janeiro
Horário: das 11h às 17h
Local: Jardim do Museu da Imigração

Férias no Museu | Mediações de leitura
Datas: 08, 09, 15, 22, 23, 29 e 30 de janeiro
Horários: 11h e 15h
Local: Museu da Imigração

Oficina “Ponto a Ponto: macramê – nó de ligadura”
Data: 22 de janeiro
Horário: 15h
Inscrição: até 21 de janeiro, às 17h
Plataforma: Zoom

Aniversário de São Paulo | Palestra “Afinal, quem é o paulistano?”
Data: 25 de janeiro
Horário: 14h
Plataforma: YouTube

Férias no Museu | Contação de história: Elmer, o elefante xadrez
Data: 29 de janeiro
Horário: 15h
Local: Museu da Imigração
Plataforma: Instagram

Museu da Imigração
Rua Visconde de Parnaíba, 1.316 – Mooca – São Paulo/SP
Tel.: (11) 2692-1866

Funcionamento: de terça a sábado, das 9h às 18h, e domingo, das 10h às 18h (fechamento da bilheteria às 17h); R$ 10 e meia-entrada para estudantes e pessoas acima de 60 anos.
Acessibilidade no local – Bicicletário na calçada da instituição – Não possui estacionamento

- PUBLICIDADE -