Defesa Civil já atendeu 239 ocorrências durante a temporada de chuvas fortes

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) realizou 239 operações em decorrência das chuvas que atingiram a cidade desde o início de dezembro a fim de proporcionar segurança a moradores que vivem em locais de riscos naturais ou estruturais. O trabalho das equipes foi intensificado devido aos altos índices pluviométricos desde então. Em determinadas áreas de Guarulhos houve 253 milímetros de precipitação nesse período.

Sem vítimas ou desabrigados, as situações mais recorrentes foram alagamentos, problemas estruturais e risco de desabamentos de lajes. O período chuvoso, que deve acabar em março, é marcado pelo Plano Verão, um sistema municipal de monitoramento constante dos índices pluviométricos e de reforço ao atendimento de emergência.

No entanto, o coordenador-adjunto da Compdec, Israel Soares, explica que os trabalhos da coordenadoria referentes aos perigos dos temporais acontecem mesmo nas épocas de estiagem e precipitações fracas com vistorias, coordenação de zeladoria e estratégias de prevenção.

“Em 2021 nossos técnicos em engenharia e geologia percorreram mais de 600 ruas que apontavam problemas para que possamos estudar os riscos, buscar soluções e, dessa forma, preparar todo o nosso time para lidar com a complexidade de fenômenos da natureza recorrentes do verão”, destacou Soares. 

Métodos de prevenção de desastres naturais

A Compdec orienta o munícipe para que tome uma série de medidas de segurança a fim de evitar alagamentos, deslizamentos e acidentes durante temporais.

A primeira orientação é que seja feito descarte correto do lixo para prevenir o entupimento de bueiros e galerias, não construir em áreas de risco e que as áreas verdes sejam preservadas.  

Em uma enchente é preciso evitar o contato com a água e abrigos que fiquem embaixo de árvores e estruturas metálicas. O ideal é procurar um local seguro e alto para aguardar a água baixar.

No caso de moradores que vivem em áreas de risco, ao deparar com a possibilidade de chuvas é necessário guardar documentos e objetos de valor em lugares seguros, desligar aparelhos eletrônicos e fechar portas, a válvula do botijão de gás e o registro de água.

O cidadão também pode ficar por dentro dos alertas em tempo real por meio do serviço gratuito de SMS da Defesa Civil Estadual. Basta enviar uma mensagem para o número 40199 e informar o CEP em que reside para se cadastrar no sistema.

Em casos de emergências, acione os agentes pelo telefone 199, que opera 24 horas no atendimento de ocorrências para proteger vidas.

- PUBLICIDADE -