Defesa Civil alerta sobre risco de chuvas intensas até domingo

Foto: Guarulhos Hoje

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (Compdec) de Guarulhos alerta que a previsão meteorológica entre a tarde desta sexta-feira (28) e domingo (30) é de uma frente fria que traz chuvas intensas, seguidas por raios e ventos. Alguns bairros mais vulneráveis podem concentrar precipitações com mais de 40 mm. Com esse cenário, os agentes recomendam atenção redobrada às medidas de segurança para evitar acidentes.

A equipe orienta que o cidadão se cadastre no sistema gratuito de alertas em tempo real via SMS da Defesa Civil do Estado de São Paulo. Basta enviar uma mensagem para o número 40199 e informar o CEP em que reside para se cadastrar no sistema. Não há limites de quantos endereços podem ser cadastrados, porém, deve ser enviado apenas um por SMS.

Em caso de enchentes é preciso evitar o contato com a água e abrigos que fiquem embaixo de árvores e estruturas metálicas. Caso o munícipe esteja dirigindo, deve evitar atravessar inundações que alcancem metade da roda ou que possuam correntes de água. Mesmo que o nível pareça baixo, o motorista pode ser surpreendido com buracos ou valetas que não estão visíveis devido ao alagamento. O ideal, a pé ou de automóvel, é procurar um local seguro e aguardar a água baixar.

No caso de moradores que vivem em áreas de risco, é importante desligar aparelhos eletrônicos, ficar atentos a rachaduras ou trincas nas paredes e checar a válvula do botijão de gás e o registro de água.

Em caso de emergências acione a Defesa Civil pelo telefone 199, que opera 24 horas no atendimento de ocorrências para proteger vidas.

- PUBLICIDADE -