GCM resgata arara-canindé com ferimentos no Jardim Adriana

Foto: Divulgação/PMG
- PUBLICIDADE -

Agentes da Inspetoria Ambiental da Guarda Civil Municipal (GCM) de Guarulhos resgataram neste domingo (31) uma arara-canindé no Jardim Adriana após receber um chamado por meio da Central de Atendimento 153. A equipe encontrou o animal com a pata quebrada e ferimentos nas asas, que aparentam ter sido causados por linha cortante utilizada para empinar pipas. A ave foi resgatada e transportada em uma caixa apropriada para os cuidados veterinários do Zoológico Municipal.

O uso, a fabricação e a comercialização do cerol ou da linha chilena, feitos por misturas cortantes de elementos como vidro, óxido de alumínio, pó de ferro ou de quartzo, são proibidos pela lei 10.017/1998 e pelos artigos 129, 132 e 278 do Código Penal Brasileiro.

Os produtos podem causar lesões e risco de morte em animais e pessoas. Por essa razão, a GCM realiza constantemente operações voltadas ao enfrentamento do uso e da venda ilegal desses artigos. É possível denunciar esse crime por meio do telefone 153, que opera 24 horas, todos os dias.

- PUBLICIDADE -