Cursos de inglês e espanhol gratuitos da Prefeitura auxiliam jovens no mercado de trabalho

Imagem: Divulgação/PMG
- PUBLICIDADE -

A Prefeitura de Guarulhos oferece cursos de inglês e espanhol gratuitos para crianças, jovens e adultos no Centro Municipal de Educação e Artes (Cemear) e nos CEUs da cidade. O atendimento tem ajudado dezenas de pessoas a conquistar um espaço no mercado de trabalho e a realizar sonhos.

Depois de 13 anos fora do mercado de trabalho, Alessandra Cruz decidiu estudar inglês no Cemear. Focada, concluiu o nível intermediário e iniciará o avançado neste ano. Durante esse período, conseguiu o emprego que tanto almejava logo no primeiro currículo enviado. “Trabalho no aeroporto e presto serviço para a Anvisa no desembarque internacional. Abordo passageiros que vêm de outros países, faço a triagem dos vacinados e o teste RT-PCR ou antígeno para que eles possam passar pela imigração”, contou.

Alessandra fez cursos de línguas em outras escolas e afirmou que o conteúdo oferecido no curso da Prefeitura é excelente e o corpo docente, o melhor com o qual já teve contato. “Nenhum outro curso, inclusive alguns renomados, prendeu minha atenção e me estimulou como este”, disse.

Consultora de moda, Miriã Lima participa das aulas de inglês há seis meses. Mesmo nesse curto período já obteve avanços no idioma que a ajudaram no trabalho. “Na área em que atuo há muitos conteúdos exclusivos em inglês e as aulas já me auxiliaram bastante. O conteúdo programático do curso é excelente e a sequência das aulas e a didática me fizeram ter uma evolução que nunca tive antes”, comentou.

Os cursos

O Centro Municipal de Educação e Artes (Cemear) e os Centros de Educação Unificados (CEUs) oferecem cursos de língua inglesa e espanhola a adultos e jovens a partir de 13 anos completos e alfabetizados. As aulas de espanhol têm duração de três horas e acontecem uma vez por semana. Sua duração é de dois anos e meio.

Terceiro idioma mais falado do mundo e língua oficial de 21 países, o espanhol tem ênfase no ensino de língua, pesquisa e estudo da cultura, identidade e literaturas espanhola e hispano-americana.

Já o curso de língua inglesa tem duração de três anos divididos em seis módulos com a possibilidade do acréscimo do nível avançado. O curso tem como principal objetivo proporcionar à população o ensino dessa língua ao priorizar as habilidades de compreensão e a produção oral e escrita a fim de capacitar o aluno a utilizar o idioma e a interagir com outros falantes.

A partir do mês de março a Secretaria de Educação estará com inscrições abertas para cursos gratuitos de línguas (cultura inglesa e língua e cultura espanhola), música e dança no Cemear. A Prefeitura irá divulgar oportunamente quando as inscrições forem abertas.

Para oferta de cursos nos CEUs, entre em contato com a secretaria da unidade mais próxima da sua casa. Confira os endereços em http://portaleducacao.guarulhos.sp.gov.br/ite/ceu/index.php?p=12.

- PUBLICIDADE -