Gonçalves esbanja belezas naturais e sabores

Gonçalves, no sul de Minas Gerais, é daqueles lugares que você conhece uma vez e quer voltar sempre! Afinal, o contato direto com sua riquíssima natureza, formada por suas montanhas, araucárias, abundante vida silvestre e poluição zero, te prende de uma forma que você até esquece os dias, as horas, os minutos… Voltar para casa pra quê?  

Encravada entre as montanhas e localizada a 195,4 de Guarulhos e a apenas 50km de Campos do Jordão, a cidade, de apenas sete mil habitantes, é bastante hospitaleira. Seu povo simples e também pacato recebe o visitante como se ele fosse membro da família. Solícitos, gostam de contar “causos” e curiosidades da época em que o centro só tinha ruas de terra e o trânsito era apenas de carros de boi.  

Apesar disso, ainda é comum observar idosos e jovens cavalgarem em grupos durante passeios aos finais de semana. Tudo para preservar a cultura e os bons tempos em que não ainda existiam carros.  

Algumas construções existentes no centro de Gonçalves também preservam sua História. Mas, curiosamente, a Igreja Matriz Nossa Senhora das Dores é relativamente nova, data de 1978. Geralmente igrejas de pequenas cidades são as construções mais antigas, erguidas junto ou até mesmo antes da fundação desses municípios.  

O QUE FAZER  

Gonçalves oferece uma variada opção de lazer, gastronomia, ecoturismo, esportes de aventura e artesanatos. Embora este segmento não seja tanto explorado turisticamente, é ideal para os amantes do Birdwatching. Nos bairros e na região central, são vários ateliês que produzem e comercializam diversos produtos, como madeiras, bijuterias, confecções em tear, artigos de decoração, pinturas, entre diversos produtos, produzidos com muita criatividade.  

Para quem gosta de fortes emoções, o lugarejo, por seu acidente geográfico natural, proporciona a prática de trekking com vista deslumbrante, mountain bike, rapel, escalada e passeios off road. Devido ao seu clima bucólico e rural, um dos passeios mais procurados pelos turistas é a cavalgada, que passa por vilarejos, lugares pitorescos, em meio a araucárias e hortênsias.  

E as opções que Gonçalves oferece para os amantes da natureza não param por aí. A cidade possui dezenas de cachoeiras, algumas delas, localizadas bem pertinho do centro, como a Sete Quedas, onde é possível mergulhar; a do Cruzeiro e do Retiro, que também têm pequena lagoa que possibilita um relaxante e revigorante banho.  

Outra muito procurada pelos turistas é a Cachoeira do Simão. A cidade possui cerca de 30 delas, mas distantes do centro. Algumas delas estão situadas em propriedades particulares, o que impossibilita a visitação.  

TURISMO NAS ALTURAS  

Para os que gostam de escalada ou de apenas estar “perto” do céu, Gonçalves possui diversos picos e falésias, que proporcionam um cenário deslumbrante, digno de filmes.  

Vale a pena conhecer a Pedra Chanfrada, Pedra do Forno, Mirante do Cruzeiro, Atrás da Pedra, Pedra do Barnabé, Pedra do Grotão, Pedra da Balança, Pedra da Divisa, Pedra Vista Aérea e Pedra Bonita. Algumas têm fácil acesso, outras não. Em todo caso, vá sempre acompanhado por um guia local.  

A Mantiqueira Ecoturismo (www.mantiqueiratur.com.br) possui guias qualificados para desbravar a cidade com passeios de jipe 4×4, trilhas, roteiros para bairros rurais, para apreciar o por do sol e o imperdível Roteiro Noturno Via Láctea, exclusivo para desfrutar o céu da Mantiqueira.   

A saída é ao cair da noite para um pico a 1.700 metros de altitude, isolado de qualquer iluminação urbana, onde é possível desfrutar todo o esplendor das estrelas, constelações, o caminho da Via Láctea, planetas e muitas belezas e mistérios que transformam este roteiro inesquecível, que é feito em três horas. A melhor época para o passeio é entre os meses de abril e setembro.  

Hospedagens que também são um passeio  

Muito além de camas confortáveis, banheiras de hidromassagem e uma convidativa lareira para as noites de frio, algumas pousadas de Gonçalves acabam se tornando atrativos turísticos à parte. A maioria está situada em lugares privilegiados, com vista panorâmica da Serra da Mantiqueira ou até mesmo próximas de cachoeiras.   

Outras têm até mirante exclusivo para a contemplação da natureza, como é o caso da Pousada Morada do Luar (www.moradadoluarchales.com.br), que inaugurou o atrativo recentemente, com direito a rede de descanso, balanço, espaço para fogueira e até uma mini biblioteca montada em uma casinha de pau a pique.   

A pousada, situada a 1.400m de altitude, possui espaçosos chalés com cozinha completa equipada com geladeira, fogão, armário com utensílios domésticos (copos, taças, talheres, pratos), mesa para refeição, TV, lareira e uma sacada de madeira com vista deslumbrante para as montanhas, que possui uma convidativa rede de descanso.   

As unidades, que têm um ar rústico e simples, mas com a riqueza da paisagem, comportam entre quatro a seis hóspedes e algumas possuem dois quartos, sendo um com suíte; banheiro, sala e cozinha compartilhada. Possui cama de casal e cama auxiliar, chuveiro com aquecimento a gás e churrasqueira móvel.   

Para famílias numerosas, a Pousada Morada do Luar tem uma moderna casa de campo com capacidade para até 12 pessoas, com ampla varanda, jardim, três suítes e mezanino, com espaço para leitura e descanso, confortável sala com lareira, TV e banheiro social.  

A cozinha e sala de jantar são integradas e possui fogão a lenha e também equipada com utensílios domésticos, fogão industrial, refrigerador, freezer e forno micro-ondas.  

A Morada do Luar tem um mirante exclusivo para a contemplação da natureza, inaugurado recentemente, com direito a rede de descanso, balanço, espaço para fogueira e até uma mini biblioteca montada em uma casinha de pau a pique. 

Gastronomia típica da Mantiqueira 

As riquezas da Serra da Mantiqueira não se resumem apenas às belezas naturais. A gastronomia também vem se destacando e conquistando cada vez mais um público exigente e aberto a novidades. Insumos naturais e produtos provenientes de produtores artesanais locais contribuem para que os pratos preparados pela maioria dos restaurantes sejam cada vez mais saudáveis.  

E em Gonçalves não é diferente. Bem no centro da cidade, o Chalezinho Gastrobar (12 – 99653-8077) é um lugar aconchegante com ambiente agradável e que tem em seu bem humorado cardápio algumas das delícias da Mantiqueira. De petiscos a pratos bem elaborados, a casa capricha também nos drinques. 

Com um jeito fofo de se comunicar com os clientes por meio do cardápio (“entradinhas”, “friturinhas”, “gostosuras e travessuras”), o Chalezinho Gastrobar já encanta com as saborosas opções de entradas. O Arancini de costela suína com recheado com queijo é bem elogiado. As unidades são servidas com chutney de abacaxi da casa.  

Experimente também os dadinhos de tapioca, que vêm acompanhados por uma geleia de morango com pimenta. Mandioca frita com alho, bolinho de mandioquinha com carne seca e torresminho são outras opções do cardápio denominadas “friturinhas”.  

Se você não estiver com muita fome, pode compartilhar alguns petiscos. Destaque para o Filé Chalezinho, uma porção de tiras de filé mignon servida na chapa com molho de gorgonzola, mandioca frita e cesta de pães. O Fish n´ Chips da Serra também é uma boa opção. Vem com tiras de truta empanadas e batata frita, servidas com molho aioli de cebolinha e barbecue artesanal. 

Já os primorosos pratos principais são à base de carnes, massas, peixes e uma opção vegana. Os destaques ficam para o escalope de filé mignon ao molho de cerveja, fettuccine ao molho roquefort, truta na manteiga, caldo de vaca atolada e costelinha à mineira. A opção vegana é preparada com cogumelos frescos salteados com batata, banana da terra assada, rúcula, castanhas e arroz. 

ESPECIALISTA EM TRUTAS 

Não muito longe do Chalezinho Gastrobar está o restaurante Nascente das Trutas (35 – 99183-2431), especializado nesta iguaria típica da Serra da Mantiqueira. Grelhadas, defumadas ou assadas, as trutas são servidas com acompanhamentos que deixam os pratos ainda mais saborosos. 

O interessante é que os clientes podem escolher uma infinidade de opções de molhos para harmonizarem com as trutas. Alguns exemplos são os molhos de alcaparras, amêndoas, laranja, purê de maçã, creme de espinafre e até chutney de manga. A combinação fica perfeita! 

Uma das gostosuras do cardápio é a truta assada e recheada com gorgonzola, acompanhada por batata sauté. Outro destaque é a truta que homenageia a cidade, a Gonçalves: assada e recheada com mix de cogumelos frescos, cheiro verde e shoyo. Acompanha arroz e batata sauté. 

As entradas também são fora de série. Antepasto de berinjela, ceviche de truta defumada, casquinha de truta, iscas de truta, entre outras gostosuras, podem ser pedidas antes do prato principal, que poderão ser degustadas em um ambiente amplo, arejado e cercado por bambus. 

A casa funciona em Gonçalves desde 2015. “Há mais de 30 anos trabalhamos nesse ramo de restaurante especializado em truta. Temos nosso próprio trutário, que está localizado em Monte Verde (MG), que é aberto à visitação, mas também temos parcerias com pequenos produtores da região”, explica o proprietário Fábio Mesquita. 

- PUBLICIDADE -