Prefeitura promove conscientização sobre depressão e suicídio com jovens no Cras Santos Dumont

Foto: Divulgação/PMG
- PUBLICIDADE -

A Prefeitura de Guarulhos promoveu nesta quinta-feira (24) uma ação do programa “Amigo Estou Aqui” no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) Santos Dumont, a qual visa a alertar, prevenir e conscientizar jovens sobre a depressão e o suicídio. A iniciativa é da Subsecretaria da Juventude.

Os jovens participaram da dinâmica com a equipe da pasta, que esclareceu os principais sintomas de depressão e suicídio e que essas doenças precisam ser tratadas. Além disso, a equipe do programa realizou escuta e encaminhamento para atendimento psicológico gratuito na clínica das Faculdades Guarulhos.

“Estamos levando informações para que o jovem tenha acesso ao tema saúde mental, que tem afetado muitos deles, segundo uma pesquisa que realizamos recentemente sobre os efeitos da covid-19 nesse público. A pandemia destruiu a rotina de muita gente, afetou empregos, restringiu acesso a cultura e esportes. Embora estejamos retomando as atividades, ainda há fragmentos de seus impactos na vida dos jovens. Esta é uma oportunidade de ajudá-los a se reorganizar, olhar o próximo, o amigo, saber identificar quando precisa de auxílio e onde recorrer”, disse o subsecretário da Juventude, Cesar Sousa.

Os jovens receberam também pulseirinhas “Amigo Estou Aqui” para entregar aos colegas como forma de demonstrar apoio.

- PUBLICIDADE -