Prefeitura inicia programa de imunização contra a meningite

Imagem: Divulgação/PMG

A Secretaria da Saúde de Guarulhos começou a imunização com a vacina meningocócica C (conjugada) na última quarta-feira (23). O programa vai prosseguir até o mês de julho em todas as UBS (Unidades Básicas de Saúde) da cidade. De acordo com a Prefeitura, é fundamental, neste momento, buscar as crianças e adolescentes com até dez anos de idade não vacinados para tomar a dose contra a meningite, dada a importância da imunização nesse grupo etário. Mesmo que a faixa com maior risco de adoecimento sejam as crianças menores de um ano, os adolescentes e adultos jovens são os principais responsáveis pela manutenção da circulação da doença na sociedade.  

A imunização é importante também diante do cenário de baixas coberturas vacinais, observado a partir de 2016, situação que se agravou a partir de 2020 com a pandemia da covid-19 pelo receio da população em buscar os serviços de saúde para a atualização do calendário de vacinação.

Esse imunizante foi implantado na rotina dos jovens em 2010 e encontra-se disponível no Calendário Nacional de Vacinação para os seguintes grupos: crianças menores de cinco anos, sendo administrada em esquema de duas doses aos três e cinco meses de vida, e uma dose de reforço, preferencialmente quando a criança completar um ano.

Além disso, para as crianças que por algum motivo perderam a oportunidade de receber a vacina nas idades indicadas é possível a administração de uma dose até os quatro anos de idade.

- PUBLICIDADE -