Vacinação infantil contra covid-19 será ampliada para todas as UBS na próxima semana

Foto: Fabio Nunes Teixeira/PMG

A partir de segunda-feira (7) todas as Unidades Básicas de Saúde de Guarulhos, com exceção das UBS Alvorada e Novo Recreio, passarão a vacinar crianças de cinco a 11 anos contra a covid-19, antes vacinadas em 47 unidades polo. A ampliação também contempla crianças de cinco anos e aquelas pertencentes à faixa etária de cinco a 11 anos com alto grau de imunossupressão, que anteriormente só podiam ser vacinadas em cinco polos.

A estratégia se dá justamente no momento em que Guarulhos tem apenas 47,3% do público elegível de crianças dessa faixa etária vacinadas com a primeira dose e 3,2% com a segunda aplicação, segundo informações do sistema Vacivida. Crianças que receberam a primeira dose do imunizante Coronavac devem receber a segunda dose pelo menos 28 dias depois. Já as vacinadas com a primeira dose de Pfizer devem tomar a dose seguinte após 56 dias.  

Na cidade, de aproximadamente 134 mil crianças que devem ser imunizadas, 70.565 ainda não receberam a primeira dose e 129.774 não tomaram a segunda. A Secretaria da Saúde conta com a colaboração de pais e responsáveis para que as crianças sejam vacinadas. Para isso, basta apresentar documento original com foto, cartão SUS (se tiver) e CPF da criança, bem como comprovante de residência em Guarulhos. Os endereços das unidades podem ser consultados em bit.ly/EndereçosUBSGru. O Ambulatório da Criança (rua Osvaldo Cruz, 151, Centro) também é um polo de vacinação infantil.

- PUBLICIDADE -