Funcionários da Câmara doam sangue no Hospital Stella Maris

Foto: Bruno Netto

As Câmaras Temáticas de Pesquisas e Proposições (CTPP) do Legislativo de Guarulhos realizaram uma ação de incentivo à doação de sangue. Na manhã desta sexta-feira (11), assessores das câmaras temáticas compareceram ao Hospital Stella Maris para fazer suas doações e contribuir com o estoque de banco de sangue. A unidade hospitalar tem uma parceria com a Fundação Pró-Sangue, que atende os bancos de sangue não apenas de Guarulhos, mas de todo o estado de São Paulo.  

Devanildo Damião, coordenador de projetos estratégicos da Câmara, falou sobre a relevância da medida. “Tivemos, com a pandemia, uma diminuição no número de doações. Fomos alertados pela diretoria do hospital que seria importante essa reposição. Então, nós avisamos os assessores das câmaras temáticas e eles, prontamente, se sensibilizaram e vieram fazer a doação. É importante para a sociedade. É o papel da Câmara ajudar a sociedade de forma geral”, disse. 

O coordenador ainda lembrou que é preciso divulgar a necessidade de doação de sangue. “Temos uma câmara temática específica sobre saúde e que vai trabalhar na divulgação desse processo. A TV Câmara vai ajudar muito na divulgação nesse momento. Queremos ampliar esse processo para que mais pessoas possam vir até o hospital. Mais pessoas da própria Câmara já se prontificaram, em outras datas, a fazer a doação. E que seja um processo contínuo. Esse é o nosso objetivo”, completou.  

Lorrayne Karoline Rocha de Souza, assessora da CTPP sobre Meio Ambiente, participou da ação e comentou a importância de ajudar. “Acho que isso é um papel fundamental, principalmente quando pensamos na nossa cidade e no próximo. Precisamos fazer o bem sem olhar a quem. É extremamente importante que façamos nosso papel como cidadãos”, enfatizou. Ela também explicou que não sentiu nenhum desconforto durante a doação. “Foi bem tranquilo. O atendimento é sensacional, os funcionários são completamente preparados, inclusive a higienização. Podem vir porque é muito tranquilo e não dói”, afirmou.  

A coordenadora do banco de sangue do Hospital Stella Maris, Najara Gasperini confirmou que o estoque diminuiu durante o período de pandemia. “Recentemente, o Ministério da Saúde divulgou que tivemos uma baixa de 10%, do ano passado para cá, em relação ao número de doadores nos hemocentros. Já não temos um número muito grande, com a pandemia piorou. Estamos com os estoques de ruim para crítico.” 

Madre Vitória Nazareth de Oliveira, diretora do Hospital Stella Maris, parabenizou a iniciativa das câmaras temáticas. “Um grupo desse aqui, hoje, para fazer a doação de sangue está de parabéns. Estão de parabéns por contribuir com a sociedade de Guarulhos aqui no Stella Maris. Nos sentimos orgulhosos de poder abrir esse espaço e colaborar para que possamos melhorar nosso estoque e servir a população de Guarulhos e de São Paulo”, ressaltou.  

Serviço: 

Agendamento pelo site: www.prosangue.sp.gov.br 

Posto Stella Maris: Rua Maria Cândida Pereira, 568 – Vila Itapegica – Guarulhos / SP 

Horário de Coleta: De segunda a sexta-feira, das 8h às 16h 

Para fazer a doação é preciso levar um documento oficial com foto, estar em boas condições de saúde e ir alimentado. Vale lembrar que a doação voluntária de sangue, devidamente comprovada, dá direito a um dia de folga por ano ao trabalhador, sem desconto na folha de pagamento. 

Para mais informações sobre a doação – Contato: Alô Pró-Sangue (11) 4573-7800 

- PUBLICIDADE -