Gru Sinfônica apresenta fábula musical de Prokofiev voltada ao público infantil

Foto: Fabio Nunes Teixeira/PMG
- PUBLICIDADE -

No próximo domingo (20), às 17h, a Orquestra Gru Sinfônica apresenta no Teatro Adamastor Pedro e o Lobo, fábula musical do compositor russo Sergei Prokofiev, espetáculo da série Aquarela da Temporada 2022. Os ingressos gratuitos estão disponíveis para retirada no site http://orquestrasdeguarulhos.com/. Iniciativa Prefeitura de Guarulhos, o espetáculo também será transmitido pelas redes sociais das orquestras no YouTube e no Facebook.

Composta em 1936, a obra Pedro e o Lobo marca o encontro da linguagem do clown com a orquestra sinfônica. Assim, o público infantil ocupa lugar de destaque nessa apresentação especialmente desenvolvida para essa faixa etária. O espetáculo conta ainda com a narração de Wellington Nogueira, do Doutores da Alegria, e regência do maestro Emiliano Patarra.

Nessa obra Prokofiev teve a brilhante ideia de aproximar as crianças do universo sinfônico a partir de estímulos sonoros abstratos, que provocam a curiosidade e a imaginação. Ele tomou uma narrativa popular russa e criou personagens representados e associados aos timbres e sons dos instrumentos da orquestra.

Flautas são pássaros, o oboé é um pato e o clarinete, um gato. De modo bastante excepcional, os instrumentos aparecem na orquestração à medida que os personagens começam a interagir na história.

O espetáculo aposta na interação entre o público infantil, a orquestra e o narrador Wellington Nogueira, especialista no contato com os jovens.

“Na combinação de efeitos da descrição musical, o espetáculo vai ao encontro do trabalho de musicalização infantil realizado pelos músicos da Gru Sinfônica com o projeto Música nas Escolas, segundo o qual as apresentações artísticas caminham paralelamente com a atividade pedagógica realizada nas unidades escolares”, explica Emiliano Patarra, regente das orquestras da cidade.

Outros espetáculos da série Aquarela

Em junho a série Aquarela volta ao palco do teatro Adamastor com o espetáculo O Carnaval dos Animais, de Camille Saint-Saëns. Em outubro a temporada celebra o mês das crianças com o encontro do mundo das trilhas de videogame com a orquestra sinfônica, com o espetáculo Games em Concerto e um programa cheio de novidades e diversão.

Por fim, em novembro a temporada promove a combinação de diferentes linguagens artísticas com o espetáculo Circo em Concerto e oferece ao público a magia dos picadeiros em meio a uma estrondosa e sonora orquestração.

Para saber mais sobre a temporada 2022 das orquestras de Guarulhos acesse https://orquestrasdeguarulhos.com/.  

Serviço

Orquestra Gru Sinfônica apresenta Pedro e o Lobo, fábula musical do compositor russo Sergei Prokofiev

Data: domingo, 20 de março

Horário: 17h

Teatro Adamastor – avenida Monteiro Lobato, 734, Macedo

Ingressos gratuitos no site http://orquestrasdeguarulhos.com/

Transmissão pelas redes sociais das orquestras de Guarulhos:

YouTube: https://youtu.be/XkXDrEhz7To

Facebook: www.facebook.com/ojmguarulhos/

- PUBLICIDADE -