Equipes de saúde já imunizaram alunos de 38 escolas municipais contra a covid-19

Foto: Fabio Nunes Teixeira/PMG

Desde o último dia 7, as equipes de enfermagem da Atenção Básica já passaram por 38 Escolas da Prefeitura de Guarulhos para vacinar crianças de cinco a 11 anos que ainda não tinham sido imunizadas contra a covid-19. A estratégia visa a tornar o ambiente escolar mais seguro e aumentar a cobertura vacinal desse público na cidade, que está em 53,4%. Até esta terça-feira (15) 1.722 crianças já receberam a primeira dose contra a doença.

A vacinação ocorre mediante autorização dos pais ou responsáveis, que recebem da escola o termo de consentimento por e-mail. “Nesse caso, o aluno é acompanhado pelo professor ou por outro funcionário da escola, para que a equipe de saúde, paramentada com avental de personagens infantis para melhor acolher os alunos, possa aplicar a dose. Além disso, a estratégia de sensibilização conta com a doação de livros para quem se vacina”, explica Melissa Pires Gomes, chefe de Supervisão Escolar da Secretaria de Educação. 

A proposta de vacinação nas escolas da rede municipal de educação é uma oportunidade para que os pais que trabalham garantam o acesso à vacinação para seu filho. “Com isso atingimos o público da faixa etária infantil e aumentamos a cobertura vacinal, minimizando a transmissão da covid-19 com o retorno das aulas presenciais”, explica Lígia Ortolani dos Santos, diretora do Departamento de Assistência Integral à Saúde de Guarulhos.

Programa Imunizamente

O programa Imunizamente: Vacina em um Braço e Livro no Outro, lançado em 15 de janeiro deste ano, é uma ação para estímulo à vacinação infantil por meio da qual cada criança que se vacina contra a covid-19 recebe um livro. A iniciativa faz parte do projeto “Minha Sala de Leitura”, que, além de conscientizar a população sobre a importância da vacinação contra o coronavírus, pretende incentivar os pequenos a praticar o hábito da leitura e a compor uma biblioteca em casa. 

- PUBLICIDADE -