Mudanças de temperatura alertam para importância da proteção

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
- PUBLICIDADE -

A chegada do outono, no último domingo (20), provocou mudanças significativas nas temperaturas em todo o país. Em São Paulo, onde termômetros apontavam para os 30º C, começaram a semana marcando média de 20º, “uma queda acentuada que alerta para as temidas doenças respiratórias, típicas da temporada”, observa a médica infectologista do Grupo Sabin, Luciana Campos.

A especialista destaca que os relatos de gripe e resfriados, otite, sinusite, e até mesmo pneumonia se tornam comuns nas unidades básicas, clínicas, consultórios, hospitais e, mesmo sendo comuns neste período do ano, preocupam. “Estamos em um momento oportuno para alertar a população sobre a importância de manter o esquema vacinal atualizado e completo, para ter mais segurança contra doenças típicas dos dias mais frios, quando ficam mais expostas à circulação de vírus e bactérias”, explica.

Composta por quatro tipos de cepas do vírus influenza, sendo duas do tipo A (H1N1 e H3N2) e duas do tipo B, a vacina é fundamental para conter o avanço das doenças da estação “mantendo o organismo apto a produzir respostas contra a invasão dos vírus”, detalha e orienta “por isso, é essencial verificar as imunizações ainda pendentes e atualizá-las, independente da estação do ano”.

A médica aponta ainda outro fator que precisa ser levado em consideração: a pressão que os casos de síndrome respiratória provocam nos sistemas de saúde do país. “De fato, a pandemia provocou mudanças significativas no comportamento das pessoas. Muitas redobraram os cuidados com a atenção à saúde e entenderam a importância da vacinação para o bem estar e individual e coletivo. Houve um avanço e agora podemos transformar esta mudança em índices positivos, alcançando cada vez mais pessoas com as campanhas de vacinação e incentivando que esta seja uma prática prioritária. Assim, podemos evitar que cenas como as que vimos no início deste ano, com hospitais lotados de casos de gripe, voltem a acontecer. Com mais pessoas imunizadas contra a influenza, é possível reduzir o índice de internações de quadros graves de infecção respiratória”.

As vacinas do Grupo Sabin são acondicionadas em equipamentos que seguem os padrões exigidos pela agência reguladora. As doses são transportadas em condições ideais de temperatura e armazenamento. Em São José dos Campos, elas estão disponíveis tanto na plataforma e-commerce, no atendimento na Unidade Matriz, e também conta com uma equipe exclusiva para atendimento in company e domiciliar.

- PUBLICIDADE -