Guarulhos disponibiliza 672 exames de endoscopia suspensos pela pandemia

Foto: Márcio Lino/PMG
- PUBLICIDADE -

Passados dois anos após o início da pandemia de covid-19, os serviços de saúde da Prefeitura de Guarulhos que haviam reduzido a oferta de exames de endoscopia retornaram ao longo deste mês. A Secretaria da Saúde intensificou ações para reduzir a fila de espera desse procedimento, tendo como resultado um aumento expressivo da oferta em março.

Os prestadores municipais Hospital Municipal de Urgências (HMU), Hospital Municipal Pimentas-Bonsucesso (HMPB), além do Hospital Stella Maris, que recebe subvenção da Prefeitura, somados ao estadual Hospital Geral de Guarulhos (HGG), ofereceram 672 vagas de endoscopia para o município na faixa etária acima de 14 anos. Os agendamentos dos pacientes que se encontravam cadastrados na fila de espera foram realizados nas quatro regiões de saúde, levando-se em consideração a área do pedido, bem como a data da solicitação do exame.

Para os usuários da Região I foram agendados 125 exames distribuídos nas UBS Jardim Paraventi, Flor da Montanha, Parque Cecap, Vila Fátima, Vila Barros, Cavadas e Itapegica, reduzindo a demanda reprimida em 86,2%.

Aos usuários da Região II foram agendados 191 exames para as UBS Rosa de França, Palmira, Continental, Cambará, Cabuçu, Recreio São Jorge, Novo Recreio e Jovaia, o que significou uma diminuição de 61,22% na lista de espera.

Aos munícipes da Região III foram realizados 111 agendamentos no Distrito de Saúde Bonsucesso, promovendo uma redução de 78,72% na quantidade de pessoas que aguardavam pela endoscopia.

Já a Região IV recebeu 245 agendamentos distribuídos pelas UBS Pimentas, Marcos Freire, Jacy, Cummins, Cumbica, Soimco, Uirapuru, Nova Cumbica, Dinamarca, Jandaia, Piratininga e Santo Afonso, totalizando uma diminuição de 49,59 % na demanda reprimida desse território.

Essa ação terá continuidade nos próximos meses com o objetivo de contemplar as demais Unidades Básicas de Saúde do município e se estenderá a outros exames.

- PUBLICIDADE -