CPTM aumenta número de viagens da Linha 13-Jade a partir de segunda

Foto: Governo do Estado de São Paulo
- PUBLICIDADE -

A partir da próxima segunda-feira (04), os trens da Linha 13-Jade da CPTM passarão a circular com um intervalo médio de 15 minutos, de segunda à sexta-feira até meia noite e aos sábados até 21h.

Isso significa que com a redução pela metade no intervalo médio, haverá um acréscimo de 40 viagens por dia entre as Estações Eng. Goulart e Aeroporto-Guarulhos, beneficiando mais de 10 mil passageiros todos os dias, em cada sentido.

“Essa medida tem como principal objetivo melhorar as condições dessa importante linha para beneficiar os passageiros que vivem e trabalham em Guarulhos”, afirma Pedro Moro, presidente da CPTM.

O Expresso Aeroporto, que liga a Estação da Luz à Estação Aeroporto-Guarulhos em cerca de 30 minutos, permanece inalterado, com viagens de hora em hora a partir das 5h.

Operação Automática de Trens

A Linha 13-Jade implantou, em novembro de 2021, um novo sistema de Operação Automática dos Trens (ATO).

Com a implantação, os trens passam a receber comandos do Centro de Controle Operacional (CCO), como controle de velocidade, de parada programada nas plataformas, de abertura e fechamento de portas e o tempo de abertura das portas nas plataformas. Para isso, existe o controle automático do sistema, com a comunicação da via com o trem para o correto posicionamento das composições ao longo da via.

“Esses comandos melhoram a performance do trem e contribuem no controle da viagem programada. Em qualquer intercorrência, tanto o CCO quanto o maquinista podem atuar na devida correção”, afirma Luiz Eduardo Argenton, diretor de Operação e Manutenção da CPTM.

Sobre a CPTM

A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos é uma operadora de transporte de passageiros ferroviários, com 1,9 milhão de passageiros transportados por dia útil (demanda antes da pandemia). Diariamente, os trens percorrem cerca de 65 mil km, ou uma volta e meia em torno da terra, em quase 1.700 viagens programadas. Juntas as cinco linhas da CPTM somam 196 km de extensão, dos quais 95 km estão na capital paulista, que também conta com 26 estações do total de 57. Por meio de suas cinco linhas, a CPTM atende os moradores de 18 municípios, incluindo a Capital. 

- PUBLICIDADE -