Guarulhos faz preparativos para a II Conferência Municipal de Saúde Mental

Foto: Fábio Nunes Teixeira/PMG

A Prefeitura de Guarulhos promoveu nesta quinta-feira (31) um encontro preparatório para a II Conferência Municipal de Saúde Mental, que vai ocorrer nos dias 28 e 29 de abril. O evento contou com apresentações culturais e uma roda de conversa com usuários, familiares, profissionais e representantes do Conselho Gestor dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS).

“O intuito do encontro foi ampliar as discussões junto aos participantes dos CAPS e seus familiares para, posteriormente, eleger propostas a serem apresentadas na conferência”, disse a especialista em saúde da Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), Dalva Lucia Romeu.

Segundo o coordenador do CAPS Alvorecer, Michel Willian de Castro Marques, a roda de conversa fortalece o protagonismo e a participação social da população que tem algum transtorno ou sofrimento mental. “É um meio de fazer com que as pessoas digam o que elas precisam e sejam parte da construção das políticas que as contemplam. Aqui propiciamos um espaço de escuta, acolhimento e direcionamento às demandas apresentadas”, disse.

De acordo com a também especialista em saúde da RAPS, Simone Queli Lima, a ideia da conferência municipal, depois estadual e federal, é garantir a continuidade dos direitos conquistados em saúde mental, além de solicitar recursos e investimentos para a validação de outros projetos e programas. “Nós precisamos progredir, não regredir no que já avançamos”, salientou Simone.

- PUBLICIDADE -