CEU Bambi promove projeto de educação ambiental sobre a importância das abelhas

Fotos: Camila Rhodes/PMG

Até sexta-feira (8) o CEU Bambi desenvolve uma programação especial dedicada ao conhecimento sobre as abelhas sem ferrão que estão presentes em nosso cotidiano, além de sua importância para a manutenção da vida, com a participação dos alunos da EPG Manoel Rezende e do próprio CEU. Nesta segunda-feira (4) foram promovidas rodas de conversa com especialistas na área para explicar os diferentes tipos e características das abelhas, seu desenvolvimento dentro da colmeia e os locais onde são encontradas.

A Semana das Abelhas sem Ferrão contou com a parceria do Meliponário Abelha Nativa, que apresentou um vídeo animado com as diversas espécies que habitam a natureza e curiosidades sobre o inseto. Na sequência, os especialistas fizeram perguntas e as crianças tiraram suas dúvidas sobre as abelhas, por exemplo, como diferenciar um animal com ou sem ferrão. Além disso, aprenderam sobre o trabalho do melipolinicutor (criador de abelhas sem ferrão) e do apicultor, aquele que trabalha com abelhas que possuem ferrão.

O público infantil conheceu também alguns produtos e subprodutos das abelhas, como os diferentes tipos de mel, favo, própolis e geleia real. Na saída, as turmas, tanto da educação infantil quanto do ensino fundamental, observaram as abelhas dentro da caixa onde fica a colmeia e também provaram o mel antes de retornar à escola.

“Foi muito legal saber que as abelhas ajudam a produzir o nosso alimento, as verduras, as frutas. Lembrei que no ano passado a professora Luciellen (de Carvalho) contou a história da abelha pra nós, que ela vai buscar alimento nas flores e assim garante a reprodução das plantas (por meio da polinização)“, contou Beatriz de Almeida da Silva, de sete anos, aluna do 2º ano da EPG Manoel Rezende.

Nesta quarta (6) e sexta-feira (8) as atividades continuam com os alunos e visitas para os meliponários Abelha Nativa e Mata Preta, ressaltando a vivência das abelhas em Guarulhos e nos arredores do CEU Bambi.

Projeto de educação ambiental 

O projeto foi idealizado a partir do contato com os alunos do EducaCEU em 2021 por meio do lançamento do livro Aventuras no Jardim, escrito pela professora Luciellen de Carvalho, da EPG Manoel Rezende. Após a publicação, ela promoveu contações de histórias do livro para todas as turmas da escola. A obra ensina de forma simples e lúdica como descobrir um jardim de inúmeras possibilidades com a abelha Mel, personagem principal do livro.

A história vai ao encontro da atividade do professor de educação física do CEU Bambi, Paulo Victor Novaes, que é apicultor, possui caixas de abelhas-africanas com ferrão e contou para as crianças como é a vida das abelhas que ele cria. Foram momentos para aguçar a curiosidade da turma e também dos adultos sobre esses animais e a infeliz cultura de matar qualquer inseto, sem saber da importância deles dentro do ambiente em que vivemos.

“Em 2022 o projeto aprofundará as aprendizagens da professora Luciellen, levando em consideração a localização do CEU Bambi, que está inserido em um território de mata, próximo à Serra do Itaberaba, ao lago do (bairro da) Água Azul, ao morro do Nhangussu e ao Horto Florestal. Trata-se, portanto, de um espaço privilegiado para a desconstrução e a desmistificação de maus hábitos quanto ao meio ambiente e adequado para vivenciar e construir um processo de educação ambiental com a comunidade escolar”, destaca Alessandra de Sousa, gestora do CEU Bambi.

- PUBLICIDADE -