Alguns bons motivos para conhecer Sarajevo, um destino nada óbvio

Foto: Peter Schulz/Unsplash

Você conhece Sarajevo? A capital da Bósnia e Herzegovina é uma das cidades mais incríveis da Europa, mas está fora da rota da Europa Ocidental e acaba sendo esquecida pelos roteiros de viagem mais mainstream. Mas a história de Sarajevo e sua confluência cultural única fazem desse local um dos destinos mais mágicos do planeta.

A cidade foi fundada em 1461 como consequência da expansão turco-islâmica em direção à Europa depois da tomada de Constantinopla (em 1459). A cidade era a segunda mais importante de todo o Império Otomano – que se estendia de Marrocos até o Iraque e do Egito até a Bósnia – e era extremamente crucial para o comércio entre Europa, Balcãs e Oriente Médio.

Em 1868, ela foi tomada pelo Império Austro-Húngaro e começou a ganhar uma cara mais europeia, sendo industrializada e cristianizada. Essa confluência de culturas – além da efervescência étnica dos próprios balcãs – faz com que Sarajevo fosse sempre um local extremamente curioso dentro da Europa. Em 1914, ela foi palco de um dos maiores eventos da história mundial: o assassinato de Francisco Ferdinando, arquiduque herdeiro do Império Austro-Húngaro. O evento eclodiu na Primeira Guerra Mundial.

Após a dissolução da Iugoslávia, a Bósnia passou a ser um espaço de disputa entre bosníacos que queriam a independência do país e sérvios que queriam uma união dos países eslavos. Sarajevo foi cercada em 1993 e a cidade foi completamente destruída pelo conflito e, desde então, se reconstrói aos poucos em um espírito de paz.

Hoje, guias turísticos levam para os locais de defesa humanitária e outros espaços importantes do teatro de guerra mais importante da história da Europa no pós-Segunda Guerra Mundial. Além dessa história rica, a Bósnia também é um dos destinos mais baratos da Europa: sua moeda é o Marco, que também tem se desvalorizado nos últimos anos e o país tem um baixo custo de vida, proporcionando uma experiência barata e incrível para os turistas.

- PUBLICIDADE -