Nova unidade da Residência Terapêutica cuida de pacientes com transtornos mentais

Fotos: Divulgação/PMG

A Prefeitura de Guarulhos implantou em dezembro do ano passado a quarta Residência Terapêutica da cidade, a RT Nise da Silveira, que acolhe atualmente sete pacientes egressos de internações psiquiátricas de longa duração. O novo serviço, que ainda tem três vagas disponíveis, está localizado na avenida José Antonio Zeraibe, 485, Jardim Bom Clima.

Nesta terça-feira (19) o local recebeu a visita técnica do secretário da Saúde, Ricardo Rui, que acompanhou todo o tratamento dispensado aos moradores do local, que está vinculado ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Bom Clima. São pessoas que possuem transtornos mentais graves e que, no novo lar, têm a oportunidade de serem cuidadas por um período indeterminado para poder viver em liberdade. Logo após tomar um café junto com os pacientes o secretário disse que “a Residência Terapêutica é essencial para tratar os doentes e, também, dar um descanso para as famílias que sofrem demais com a situação dos seus parentes”.

A RT Nise da Silveira conta com equipe formada por uma coordenadora, um técnico de enfermagem, um auxiliar de serviços gerais e 12 acompanhantes comunitários (cuidadores). Já a estrutura física do local conta com cinco quartos, sala, cozinha, copa, lavanderia, área externa com churrasqueira e garagem para três veículos.

“As pessoas internadas ficaram em hospitais psiquiátricos por um período mínimo de dois anos, mas, no novo lar, que é uma modalidade assistencial substitutiva da internação psiquiátrica prolongada, terão a oportunidade de serem progressivamente incluídas socialmente”, explica a coordenadora da Rede de Atenção Psicossocial da Secretaria da Saúde, Gabriella Facunte, sobre a Residência Terapêutica.

Além da equipe do Caps Bom Clima, composta por médicos e demais profissionais responsáveis pela avaliação, acompanhamento e desenvolvimento de projetos terapêuticos singulares dos moradores da Residência Terapêutica, o serviço dispõe de mecanismos de proteção dos direitos das pessoas portadoras de transtornos mentais.

Serviço

As demais unidades da Residência Terapêutica ficam na rua Cônego Ezequias, 317, Vila Rosália, rua São José dos Campos, 90, Vila São Gabriel, e rua Rafael Colacioppo, Jardim Bom Clima.

- PUBLICIDADE -