Investimento no estádio da Ponte Grande viabilizará provas de atletismo em Guarulhos

Foto: Diego Secco/PMG

A Prefeitura de Guarulhos, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, foi contemplada neste mês com recursos federais do Ministério da Cidadania para reformar, modernizar a pista de atletismo e implantar uma academia no estádio Arnaldo José Celeste, na Ponte Grande. Com o recurso de R$ 1.862.250 a cidade poderá receber provas oficiais de salto em distância, altura e triplo, além de lançamento de disco, dardo, peso e martelo. O início das obras está previsto para novembro deste ano e a entrega ocorrerá em meados de 2023.

“Nossa equipe já tinha um projeto para o estádio da Ponte Grande e, com a chegada do recurso federal, o sonho de aperfeiçoar a estrutura do local torna-se real. Será possível receber atletas de todo o país e competições importantes do calendário do atletismo nacional. Os atletas merecem um espaço modernizado que fará a diferença na preparação e em seus resultados”, disse o prefeito Guti.

O projeto da reforma prevê a colocação de piso sintético, aplicado sobre base asfáltica, construído com produto de alta resistência ao uso e aos esforços a que será submetido, tais como cravos de sapatilhas, intempéries e efeitos danosos dos raios ultravioleta. Outras ações, como a limpeza no sistema de drenagem da pista de atletismo, a construção de blocos de concreto com a finalidade de fixar a gaiola de disco e de martelo e a reforma da arquibancada também serão feitas no local.

O recurso destinado a Guarulhos integra ação do Plataforma+Brasil, ferramenta destinada à informatização e à operacionalização das transferências de recursos oriundos do Orçamento Fiscal e da Seguridade Social da União.

O DNA olímpico do estádio da Ponte Grande

João do Paulo, Katsuhico Nakaya, Wilson David, Robson Caetano, Marli dos Santos e tantos outros atletas olímpicos treinaram na pista de atletismo de Guarulhos. E a safra de campeões continua ativa no município. Nos jogos Olímpicos de Tóquio, realizados em 2021, Thiago Moura e Alexsandro Melo foram os representantes da cidade no salto em altura e no salto triplo, respectivamente.

Ambos seguem relevantes em suas modalidades e participam de importantes torneios do calendário mundial. Na próxima terça-feira (17) Thiago e Alexandro representarão o Brasil no Campeonato Ibero-Americano, que será realizado em La Nucia, Espanha. A ideia é que os atletas permaneçam na Europa após o torneio na preparação para o Troféu Brasil, no mês de junho.

Para o secretário municipal de Esporte e Lazer, Ronaldo Fratello, a concretização do projeto é um legado que contribuirá para a formação de talentos. “Sabendo da história de Guarulhos no atletismo, toda a equipe se mobilizou para que esse projeto se concretizasse a verba viesse para a cidade. Queremos continuar formando grandes atletas e profissionais do esporte”, comentou.

- PUBLICIDADE -