Atuação da Patrulha Maria da Penha ganha reconhecimento

Foto: Divulgação/PMG

A Secretaria para Assuntos de Segurança Pública de Guarulhos recebeu nesta quarta-feira (11) a visita da promotora de Justiça Gabriela Manssur, que é especialista e referência no combate à violência contra a mulher. Na oportunidade ela conheceu a estrutura e as condutas da Patrulha Maria da Penha, da Guarda Civil Municipal (GCM).

Desde 2018 a Patrulha Maria da Penha acompanha mulheres que sofreram violências físicas ou psicológicas a fim de assegurar o distanciamento do agressor e o cumprimento das medidas protetivas judiciais para garantir a integridade física das vítimas.

Por meio da patrulha já foram efetuadas 24 prisões em flagrante por descumprimento de medida protetiva, realizadas mais de 8,3 mil visitas monitoradas às mulheres assistas pelo programa e atendidas 540 pessoas para orientações e encaminhamentos.

“Trata-se de um serviço especializado que busca a proteção das mulheres diariamente. Nossos agentes são muito bem instruídos nas condutas de tratamento e escuta às pessoas que precisam de acolhimento. Estamos na luta contra a violência constantemente”, afirma Márcio Pontes, secretário para Assuntos de Segurança Pública.

 “Fico muito satisfeita em conhecer esse braço forte da Justiça, que é a Patrulha Maria da Penha da GCM de Guarulhos”, acrescentou Manssur, que também está à frente dos projetos Instituto Políticas de Saia, Justiceiras, Movimento pela Mulher e Movimento Nacional de Mulheres do Ministério Público.

- PUBLICIDADE -